Disque Denúncia lança game para ajudar no combate ao roubo de combustíveis

Com o lançamento do game exclusivo – “Desencane” – e de uma campanha publicitária, no próximo dia 5, o Disque Denúncia apostou na gamificação como estratégia para promover a conscientização do combate ao roubo de combustíveis em dutos.

Vistos como potencialmente motivadores, os games convidam ao engajamento e despertam a curiosidade dos usuários, criando um ambiente lúdico com aplicação de elementos de competição, regras, metas e pontuações para despertar interesse do público. Além disso, o jogo está diretamente ligado à tecnologia e ao universo digital, trazendo uma abordagem direcionada para a conexão com as gerações mais jovens.

Para Zeca Borges, coordenador-geral do Disque Denúncia, o desafio do game é chamar a atenção das pessoas de uma forma inovadora, além de estimular melhores denúncias sobre quadrilhas especializadas que atuam na vida real.

“Não queremos apenas um ranking onde constem as pontuações dos jogadores. Queremos algo que faça o usuário pensar, já que a mecânica de jogos incentiva os colaboradores a buscar conhecimento de uma forma divertida e que promova o engajamento com o tema”, disse o coordenador.

O jogo é gratuito e está disponível para baixar e jogar em celulares Android e iPhone (iOS), basta acessar as lojas Google Play Store ou Apple Store. Também é necessário que o smartphone atenda aos requisitos mínimos de download do game (Sistema operacional Android 10 ou iOS 11.4.1. – 18Mb de espaço em disco sendo recomendado 2Gb de memória). O game é do gênero plataforma, composto por obstáculos, inimigo e objetos bônus. Nele o jogador terá que percorrer um caminho encaixando o maior número de peças de dutos de combustíveis, sem deixar que o líquido acabe. Além disto, será necessário desviar de obstáculos na tela ou perderá pontos. A atenção ficará voltada para um ladrão de combustíveis que poderá aparecer na tela e o jogador terá que ligar de forma fictícia e anônima para o Disque Denúncia denunciando o criminoso.

A programação e o desenvolvimento do “Desencane” ficaram por conta da agência NEONET.com.br, com mais de 20 anos de experiência em aplicativos e soluções multimídia. Marcos Woody, diretor da NEONET.com.br, explica: “todo cenário do jogo foi criado com o objetivo de usar o artifício da gamificação para conscientizar o público sobre o crime do roubo de combustíveis. A ideia é dar visibilidade para um tema sério, mas de forma descontraída, permitindo que as pessoas entendam a importância de denunciar”.

A campanha de lançamento do game é assinada pela premiada agência 11:21, que atua no mercado publicitário há mais de 15 anos. Adotando o slogan “esse jogo vai prender você”, a agência aceitou o desafio de mobilizar a população, por meio de peças publicitárias, a denunciar práticas ilegais e criminosas que envolvam roubo de combustíveis. Gustavo Bastos, CEO e CCO da 11:21 acrescentou.

“É uma campanha inovadora, que conta com uma gamificação inédita para esse tipo de comunicação, aliada a um conceito memorável e pop. Tenho certeza que vai prender as pessoas”.

 

Notícias Relacionadas