spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Doação de órgãos em hospital de São Gonçalo ajuda a salvar vidas

spot_imgspot_img

Mais lidas

A doação de órgão ajudou a salva a vida de oito pessoas, os órgãos foram captados pela equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, no mês de janeiro. A unidade fez seis notificações e duas doações. Os profissionais conseguiram captar dois fígados, quatro rins e duas córneas.

Entre os órgãos doados estão os do Victor Hugo Pires Vasconcelos, de 19 anos, que teve morte cerebral após dar entrada no Centro de Trauma do Heat, no dia 23 de janeiro, vítima de acidente de moto. Morador do município de Araruama, o jovem não resistiu aos ferimentos e foi a óbito cinco dias depois.

Com todos os protocolos necessários na tentativa de dar sobrevida ao paciente com morte cerebral cumpridos, a equipe do CIHDOTT entrou em ação no processo de acolhimento e na possibilidade de doação. Após a autorização dos familiares, médicos, psicólogos e assistentes sociais iniciaram o processo de doação e captação junto ao Estado.

“A equipe do hospital, desde a entrada do Victor Hugo, nos acolheu. Sabemos que tudo foi feito para salvá-lo. Mas a vontade nossa não é a mesma de Deus. Por outro lado estamos felizes por que sabemos que o Victor ajudou a salvar outras vidas doando seus órgãos”, garantiu o tio e padrinho Thiago, emocionado.

Jardim do Doador – Um jardim só para doadores de órgãos. O projeto busca acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes através do plantio de mudas de jasmim em uma área verde no meio do Hospital Estadual Alberto Torres.

Com o objetivo de valorizar a coragem de familiares pela escolha da doação, as mudas de jasmim “representam o órgão vivo a ser implantado” em outra pessoa. Mais de 150 mudas já foram plantadas no Jardim de Doador de Órgãos da unidade, administrada pelo Instituto Ideas em parceria com a secretaria estadual de Saúde.

Nos próximos dias os familiares do jovem Victor Hugo Pires Vasconcelos estarão vivendo este momento de emoção. Devido a pandemia do Covid-19 o plantio foi interrompido no ano passado com o objetivo de evitar aglomeração na unidade hospital, que também recebe e cuida de pacientes com sintomas do coronavirus.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img