spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

É de Saquarema! João Chumbinho vence primeira etapa da carreira na elite do surf mundial

spot_imgspot_img

Mais lidas

Saquarema, nesta terça (14), está em festa; o surfista João ‘Chumbinho’ Chianca venceu a etapa de Peniche, em Portugal, válida pelo Circuito Mundial de Surf (CT) da World Surf League, que reúne os melhores atletas do mundo no esporte. Durante o evento, ele chegou a vencer o americano Kelly Slater, considerado o melhor surfista de todos os tempos.

O título veio após vencer, na final, o atual líder do ranking, o australiano Jack Robinson. Com a vitória, Chumbinho subiu para a vice-liderança do ranking – até então, ocupava a terceira colocação.

Chumbinho, nas duas primeiras etapas deste ano, mostrou bom desempenho e caiu nas semifinais para quem foi campeão do evento – o próprio Jack Robinson e Filipe Toledo, vencedores das duas primeiras etapas. Na primeira bateria em Peniche, o saquaremense não teve bom desempenho, ficou em último e precisou disputar a repescagem antes de avançar para a segunda fase.

No chaveamento da segunda fase, enfrentou logo de cara o americano Kelly Slater. Apesar de não ter obtido a melhor nota da bateria, na soma das ondas surfadas ficou em vantagem e avançou para as oitavas-de-final, onde não teve grandes dificuldades para vencer o australiano Ethan Ewing.

Nas quartas-de-final, precisou ter paciência para bater o também australiano Connor O’Leary e chegar às semifinais, que tinha se mostrado o teto de Chumbinho, até então, no CT. Mas não dessa vez. Ele dominou a bateria e venceu Callum Robson (AUS) com relativa facilidade.

Na final, Jack Robinson começou melhor, enquanto o saquaremense não conseguia nenhuma onda com relevância. Já próximo ao final da bateria, Chumbinho conseguiu duas boas ondas, alcançando a soma de 17.57 (9.07 + 8.50), enquanto o australiano somou o 8.97 obtido na sétima onda e o 6.17 conquistado na terceira onda por ele surfada.

Esse foi o primeiro título de etapa conquistado por Chumbinho em sua carreira. Essa é a segunda temporada do CT disputada pelo saquaremense. Na primeira, no ano passado, não conseguiu ficar entre os 22 de melhor desempenho até a quinta etapa e não disputou o restante da temporada – apesar de ter sido convidado para disputar o Oi Rio Pro, etapa de Saquarema.

A próxima parada do CT é em Bells Beach, na Austrália. O intervalo de competições acontece entre 04 e 14 de abril.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img