spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #69

spot_img
spot_imgspot_img

Edital do Passaporte Técnico é publicado; inscrições já tem data para começar

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Cine Henfil recebeu na noite desta quarta (29) o lançamento do programa Passaporte Técnico, um braço do Passaporte Universitário voltado para cursos técnicos. Nesse primeiro edital, já publicado no Jornal Oficial de Maricá, foram ofertadas 1.000 vagas em mais de 15 cursos. As inscrições começam no dia 12/12.

Os cursos técnicos oferecidos foram selecionados após interlocução com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e estão em consonância com as necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho na cidade. Alguns dos cursos que serão ofertados são eletrotécnica, enfermagem, guia de turismo, informática, radiologia, segurança do trabalho, entre outros.

“A gente está vivendo uma dinâmica do mundo muito acelerada da sua cadeia construtiva econômica. E você tem, sem dúvida nenhuma, o elemento técnico da formação como um valor importante de você ser célebre no aproveitamento da juventude e ela poder se apossar com mais velocidade de um saber que ela se utiliza como uma profissão”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Dentre alguns dos critérios para conseguir ser contemplado está morar na cidade, pelo menos, desde 2020, estar cursando o Ensino Médio em Maricá (no caso das vagas para o Ensino Técnico Concomitante) ou já ter cursado o ensino médio (caso opte pelas vagas do Ensino Técnico Subsequente). Um dos critérios de desempate será ter inscrição ativa no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Serão 600 vagas na categoria concomitante e outras 400 na subsequente.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá, Adriana Costa, lembrou a mudança econômica que o programa Passaporte, com todas as suas vertentes, promove. Adriana afirmou que alunos formados pelo Passaporte Universitário podem atuar dando aula nos cursos técnicos e que os próprios formandos do Passaporte Técnico podem vir a trabalhar em algo relacionado ao Passaporte Universitário.

“Quando a gente fala do Passaporte de um modo geral, a gente fala do conhecimento que está sendo gerado, mas a gente esquece de um detalhe: aonde tem uma escola – e uma universidade é uma escola – o entorno se transforma. Para atender os estudantes, tem todo um pessoal que tem que trabalhar. Então é essa geração de renda aqui pra nossa gente. A gente também está fazendo com que a cidade tenha uma geração de renda. E é a transformação do lugar. O Passaporte é também geração de emprego e renda é conhecimento. É a nossa população crescendo junto com a cidade”, disse.

Confira o cronograma:

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img