spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Elefante-Marinho estava descansando na Praia da Sacristia

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de março, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS Área Rio de Janeiro, foi acionada por moradores de Ponta Negra sobre a presença de um elefante-marinho (Mirounga leonina) encontrado vivo na Praia da Sacristia, em Maricá.

A equipe do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua/UERJ), representante da Rede de Encalhes de Mamíferos Marinhos do Sudeste (REMASE), também esteve no local para avaliar o animal.

Segundo o Maqua, o elefante-marinho era um filhote do sexo masculino, apresentava bom aspecto corporal e, apesar de visivelmente cansado, não tinha lesões importantes ou alterações que pudessem configurar um encalhe; apenas cicatrizes e escoriações leves. A área foi isolada para evitar a aproximação do público e permitir que o animal continuasse seu descanso para voltar ao mar. Ainda segundo a equipe do Maqua, este comportamento é natural para espécie, descansar em praias continentais após percorrer longas distâncias.

Espécie – O elefante-marinho-do-sul é um representante da família Phocidae – a mesma das focas, sendo encontrado no hemisfério sul. O nome comum da espécie se deve à presença de uma estrutura semelhante a uma tromba nas narinas dos machos adultos.

Durante a maior parte do ano apresentam hábitos oceânicos e percorrem longas distâncias, alimentando-se de peixes e moluscos cefalópodes.

A ocorrência mais esperada em praias continentais se dá durante a primavera e o verão, quando os animais deixam suas áreas reprodutivas nas ilhas subantárticas. A espécie já foi registrada no Rio de Janeiro e em outros estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, como no Espírito Santo, Bahia e em Fernando de Noronha.

Projeto – O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O PMP-BS é realizado de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo que o PMP-BS Área RJ é realizado nos Trechos 11 a 15, nos municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises.

Caso encontre cetáceos (golfinhos, botos e baleias) e pinípedes (foca, leão-marinho, lobo-marinho e elefante-marinho), vivos, mortos ou debilitados, os telefones de contato do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro são: 99784-0777 / 2334-0065 / 2334-0795

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img