spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Eleições para Conselhos Tutelares de Maricá acontecem nesse domingo (06)

spot_imgspot_img

Mais lidas

19 pontos de votação irão receber, neste domingo (06) os moradores de Maricá que irão às urnas para escolher os Conselheiros Tutelares de sua área. São 15 candidatos para o Conselho Tutelar I, que atende o primeiro e segundo distrito da cidade (Centro e Ponta Negra), e 11 para o Conselho Tutelar II, que atende os terceiro e quarto distritos da cidade (Inoã e Itaipuaçu).

No pleito, serão escolhidos cinco titulares e cinco suplentes para cada Conselho. O último dia de campanha é nesta quinta (03). Após disso, nenhum candidato poderá pedir votos.

“É um processo unificado à nível nacional. Todos os municípios do Brasil irão escolher seus conselheiros tutelares para os próximos quatro anos. Nessa eleição elegemos aqueles que são protagonistas na garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, comentou Alan Christi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Alan comentou também a importância do pleito. “Na realidade, a importância dessa eleição se dá pelo fato de que os conselhos tutelares tem um protagonismo muito grande no sistema de garantia de direitos e de proteção. Quanto melhor fazemos a escolha dos conselheiros, conhecendo suas propostas, conhecendo sua história, seu currículo, seu engajamento e dedicação nessa área, mais você potencializa a assertividade e melhoria do próprio sistema”, pontuou.

As regras para participar do pleito são semelhantes a de uma eleição tradicional; tem poder de voto qualquer pessoa com mais de 16 anos e que possua título de eleitor de Maricá e munido de identidade com foto.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Formado por membros eleitos pela comunidade, é um órgão permanente, possui autonomia funcional e conta com apoio administrativo da Secretaria de Assistência Social. O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional.

→ Clique aqui e veja a lista de candidatos para o Conselho Tutelar I

→ Clique aqui e veja a lista de candidatos para o Conselho Tutelar II

→ Clique aqui e veja os locais de votação

→ Clique aqui e veja o edital

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img