Eleitorado de Maricá cresce mais de 15%

Um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), a pedido do Errejota Notícias, mostrou que o número de eleitores na cidade de Maricá cresceu 15,7%. O levantamento levou em consideração a eleição municipal de 2016 e dados atuais.

Segundo o TRE, nas eleições de 2016, Maricá possuía 101.282 eleitores. Atualmente, os números mostram um crescimento de 15.996 votantes, atingindo a marca de 117.278. A expectativa é que esse número cresça ainda mais, já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vem realizando diversos mutirões com objetivo de regularizar a situação do eleitorado.

Prazo para regularização

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer.

O que ocorre se não regularizar?

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Onde verificar minha situação?

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês.

 

Notícias Relacionadas