spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

Empreendedor: como manter a fé e controlar suas emoções!

Priscilla Caminha
Priscilla Caminha
Mentora e escritora especialista no tema empreendedorismo, posicionamento digital e comunicação

Mais lidas

A pandemia tem provocado sérios impactos na economia, na saúde e modificado os hábitos da população em diversos países, incluindo o Brasil.

Sentimos medo, ficamos estressados. Fato é que, diante da crise que ainda é real, o pânico e as emoções à flor da pele deixam a situação ainda pior. Por isso, é extremamente importante entender e adotar estratégias para desenvolver seu controle emocional neste momento.

Sentimos medo, ficamos estressados. Fato é que, diante da crise que ainda é real, o pânico e as emoções à flor da pele deixam a situação ainda pior. Por isso, é extremamente importante entender e adotar estratégias para desenvolver seu controle emocional neste momento.

Uma pessoa que sabe se controlar emocionalmente é considerada alguém que tem maturidade e disciplina.
No dia a dia, saber se controlar é muito importante para que você possa usufruir de bons relacionamentos e seja bem-sucedido em várias áreas da vida. E em momentos como o que estamos vivendo, traz controle e equilíbrio, para que você enxergue possibilidades e não perca a esperança. Agir por impulso, sem pensar nas consequências de seus atos, na maioria das vezes, traz resultados negativos.


É fácil saber manter o controle diante das situações? Não, não é! Eu também passo por isso. Nós todos passamos por circunstâncias que nos estressam, nos deixam irritados, nos assustam e isso acaba nos tentando a perder o controle sobre nós mesmos.
Tenha certeza de uma coisa: você só tem a ganhar se conseguir se controlar! Mas como conseguir manter o controle diante de tantas situações adversas?

Conheça as suas emoções
Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito das nossas emoções. Será que sou uma pessoa nervosa? Fico ofendido com facilidade? Sou ansioso? Sou um causador de conflitos e pânico? Me desespero facilmente com tudo? Reconhecer as próprias limitações é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.


Pense bem antes de fazer ou dizer algo
Essa é uma boa técnica para ter domínio próprio. Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Você se tornará um empreendedor melhor? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? No início pode parecer complicado, mas, com prática e boa vontade, você conseguirá tomar melhores decisões. Por isso, quanto mais você controlar suas palavras, mais conseguirá se controlar para não deixar mais suas emoções “à flor da pele”.

Não pare de acreditar
Ter fé é ter uma chama acesa dentro de você que te faz continuar acreditando mesmo quando tudo parecer perdido. Precisamos ter mais fé! Não uma fé que apenas espera um milagre, mas que planta uma semente de paz e otimismo na vida das pessoas, mesmo em meio aos dias de luta. Pois é fato que esses momentos difíceis nos fazem amadurecer, crescer, e nos ensinam muito a priorizar o que realmente importa.

Atenção para as suas fontes
Cuidado com notícias falsas e boatos que podem provocar ainda mais estresse e medo desnecessários. Direcione o seu foco para o seu negócio, aprenda como mantê-lo ativo e gerando resultados para você! Aceite apenas informações de especialistas e fontes confiáveis. Leia livros, escreva ou aprenda, busque conhecimento, mantenha sua mente ocupada com coisas boas que agregam e que te farão crescer!


Não dá para controlar tudo ao nosso redor, mas podemos aprender formas equilibradas de lidar com nossas emoções diante das situações complicadas e manter nossa máquina sempre girando, nosso negócio sempre crescendo. Empreender com sucesso exige não só ideias boas ou capacidade técnica, mas também saúde mental e inteligência emocional.

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias