spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Enel instala 500 chuveiros eficientes no MCMV de Itaipuaçu

spot_imgspot_img

Mais lidas

Moradores do condomínio Minha Casa, Minha Vida Carlos Marighela, em Itaipuaçu, ganharam 500 chuveiros elétricos eficientes instalados pela Enel Distribuição Rio. A ação faz parte do projeto de eficiência energética concluído essa semana. Os equipamentos reduzirão em cerca de 50% o consumo de energia referente ao chuveiro elétrico dos clientes beneficiados e contribuirão também para a economia de água. A Enel investiu cerca de R$ 785 mil no projeto, por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia. A iniciativa também incluiu a substituição de cinco mil lâmpadas das residências por lâmpadas eficientes de LED, que consomem menos energia.

Os chuveiros elétricos eficientes contam com um trocador de calor, que permite que a água que será utilizada no banho chegue pré-aquecida ao chuveiro. “É importante deixar claro que não se trata de um reaproveitamento da água: o sistema instalado nas casas conta com uma espécie de tapete, por onde passa a água limpa antes de chegar ao chuveiro. Dessa forma, a água quente que cai no chão, durante o banho, aquece a água limpa que ainda será usada, diminuindo a energia necessária para tornar o banho quente”, explica Odailton Arruda, responsável de Eficiência Energética da Enel no Brasil.

O sistema também conta com um regulador de temperatura que é instalado no chuveiro. Assim, ao invés de abrir mais o chuveiro para diminuir a temperatura da água, o ajuste é feito diretamente pelo regulador. A medida possibilita uma economia de cerca de 15 mil litros de água por ano por residência, levando em conta uma residência de quatro pessoas.

 

Veja como funciona o chuveiro eficiente na imagem abaixo:

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img