spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Enel promove desafio com barcos movidos a energia solar em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Uma competição entre barcos movidos a energia solar começou nesta segunda-feira, 31, em Niterói, com diversas ações sobre sustentabilidade, que irão até o dia 6 de agosto, promovidas pela concessionária Enel. Serão promovidas ainda palestras com dicas sobre consumo consciente e troca de lâmpadas por modelos mais eficientes e econômicos. É a 16ª edição do Desafio Solar Brasil.

As palestras e a troca de lâmpadas ocorrerão no stande da Enel, montado na Praia de Icaraí, onde será a competição dos barcos, das 10h às 17h. As mesmas atividades serão realizadas no dia 2, durante o evento Ação Cidadã OAB CASIC, no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, das 9h às 16h. Entre os dias 2 e 4 de agosto, a Nave Educacional Enel – veículo adaptado com recursos audiovisuais avançados para interatividade – estará estacionada no Campo de São Bento e receberá os visitantes das 10h às 17h.

As palestras abordarão o uso da energia em casa, com foco na utilização correta dos aparelhos domésticos para evitar gastos desnecessários, além de segurança na rede residencial e temas socioeconômicos e ambientais. Para participar, basta levar um documento com foto e a última conta de energia paga. Cada consumidor poderá trocar até duas lâmpadas usadas por novas.

Na Nave Educacional Enel, os visitantes poderão vivenciar experiências com vídeos de realidade virtual 3D, cadeiras cinematográficas que se movimentam acompanhando o filme e jogos em telas touch. A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem das atividades na Nave diariamente neste período. Durante a visita, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes. Cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos, e a visitação é sempre acompanhada por monitores.

“Tanto as nossas palestras quanto a plataforma educacional incluem conteúdos sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais, principalmente a energia elétrica, por meio de abordagens relacionadas ao desenvolvimento sustentável, à eficiência energética e a temáticas contemporâneas sobre preservação do meio ambiente e cidadania”, explica o coordenador do projeto, Alexandre Cardozo.

Sobre o Desafio Solar Brasil

Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ (NIDES) por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre a importância do tema.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img