spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Enem 2020 pode ser adiado após pedido da Defensoria Pública da União

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, que já foi adiado por diversas vezes por conta da pandemia do Coronavírus, pode ser postergado mais uma vez. A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou à Justiça Federal o adiamento das provas, marcadas para o próximo domingo (17).

Diversas entidades também defendem o adiamento do Enem, caso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também defendem o adiamento do exame.

Para a DPU, as aglomerações nos locais de prova podem favorecer a disseminação do novo coronavírus. Isso fará com que haja aumento do número de casos da Covid-19 justamente em um momento em que a incidência da doença está aumentando em quase todo o país.

Para o defensor público federal João Paulo Dorini afirma que não há, até o momento, “clareza sobre as providências adotadas para evitar a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão” em todo o Brasil.

“Não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos da covid-19. Qual será o impacto de mais um aumento exponencial de contaminações em decorrência do Enem, que não se restringirá apenas a estudantes e funcionários, mas também a seus familiares e pessoas de suas convivências, em um sistema de saúde já colapsado em muitas cidades”, questiona Dorini. O pedido foi protocolado com urgência.

Nas redes sociais, o MEC informou que foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. R$ 64 milhões foram destinados para aquisição de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e mais locais para aplicação de provas.

“Com todas as medidas de prevenção e os cuidados adotados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep para a realização do Enem 2020, somados à compreensão e à colaboração de todos os participantes, temos a confiança e a certeza de que realizaremos o exame com segurança para todos os envolvidos”, afirma o ministério.

*com informações da Agência Brasil

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img