spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Engenhoca e Barreto, em Niterói, ganham obras para prevenir chuvas fortes

spot_imgspot_img

Mais lidas

Toda vez que chove, acontece a mesma coisa: ruas alagadas, casas e estabelecimentos comerciais invadidos pela água, lama e muita sujeira. Isso tudo sempre acontece em bairros como Engenhoca e Barreto, na Zona Norte de Niterói. E há vários anos. Em 31 de dezembro passado, foi publicado no Diário Oficial do Município a ordem de início para obras de macrodrenagem na região.

O projeto prevê a implantação de galerias nas ruas José Vicente Sobrinho e General Castrioto, para captação das águas das chuvas, até o seu despejo, na Baía da Guanabara. Os bairros Barreto e Leopoldina também receberão obras de drenagem, que estarão interligadas à rede de galerias. A previsão de duração da obra é de dois anos.

Os moradores esperam a realização das obras para por fim aos transtornos causados pelas chuvas.

“A Engenhoca é um lugar maravilhoso para morar, temos esse problema causado pelas fortes chuvas. Hoje, uma chuva de 5 minutos já provoca alagamento. A obra traz uma esperança pra gente, uma expectativa de viver em um local onde não tenhamos medo a cada temporal, medo de perder tudo o que conquistamos”, enfatiza o comerciante Francisco Gonçalves, de 68 anos.

A previsão de conclusão das obras é de dois anos

O vereador Renato Cariello (PDT) foi autor da indicação que pediu as obras de macrodrenagem na região. Segundo ele, issso deve resolver o problema das enchentes.

“É uma obra de grande porte e acredito que a população não precisará esperar os dois anos para ver melhorias. Conforme a obra for avançando, já será possível ver o impacto positivo durante as fortes chuvas”, destaca Cariello.

O parlamentar detalha como será a intervenção: “Serão implantadas grandes galerias para captação das águas vindas dos maciços dos morros da Engenhoca e Barreto. Além disso, a macrodrenagem irá receber as águas da Leopoldina, melhorando as condições da Rua General Castrioto e vias secundárias do Barreto, como a Rua Galvão. É sem dúvida a obra mais importante para Zona Norte”, conclui.

Renato destaca também que a macrodrenagem trará outros benefícios a população:

“O fim dos alagamentos irá valorizar significativamente os imóveis da Engenhoca e do Barreto. Além disso, após a conclusão da macrodrenagem, a região irá receber obras de reurbanização. São vários fatores que irão contribuir para melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Cariello.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img