spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Entenda o que é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, maior evento sobre questões ambientais

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Conferência do Clima das Nações Unidas é o evento mais importante sobre o clima do planeta, com reuniões anuais que tem participação de líderes de todo o mundo, sempre com o tema de questões ambientais. Em 2021, a Conferência teve a sua 26ª edição, a COP26.

A primeira COP foi realizada em Berlim, em 1995, e vem passando por diversos países, como Argentina, Catar e Indonésia. Sua origem é a Cúpula da Terra, conferência realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e outras organizadas antes dessa, quando vários países iniciaram discussões e propuseram medidas para combateras as mudanças climáticas.

A COP-27 é a primeira que acontece em território africano desde 2016, quanto aconteceu em Marrakech, Marrocos.

Para esta edição de 2022 o evento conta com a presença de cerca de 90 chefes de estado e representantes de mais de 190 países.

O Brasil, visando mostrar uma mudança na atitude do governo brasileiro quanto ao combate às mudanças climáticas, assumiu um novo compromisso na COP26 de reduzir 50% de suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030.

A 26ª edição deveria ter acontecido em 2020, porém foi adiada para o ano seguinte por conta da pandemia, tendo como local Glasgow, na Escócia.

O Brasil chegou ao fim da COP26 com o mesmo nível de ambição que se comprometeu na COP21, que aconteceu em Paris há seis anos. Porém este esforço segue sendo insuficiente para alcançar o objetivo de manter o aumento da temperatura do planeta em até 1,5°C comparado a níveis pré-industriais.

Neste ano de 2022 a conferência, COP27, que está acontecendo desde o dia 6 de novembro e segue até o dia 18 de novembro, tem como local o Sharm El Sheikh, no Egito.

O evento deste ano, a COP27, é vista pelo público como a volta do Brasil ao centro das questões climáticas. A ida de Lula ao evento, além da presença de Marina Silva confirmada antes da vitória do aliado.

O apoio da ativista ambiental ao presidente eleito se deu com a condição de pautas ambientais serem incluídas no plano de governo

Da parte da comunidade internacional, a presença do Brasil também atrai expectativas. Isso porque, nos últimos anos, a escalada do desmatamento na floresta amazônica ganhou os noticiários do mundo inteiro.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img