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Equipe da Prefeitura de Rio das Ostras visita sede do Maricá Rotativo

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Rio das Ostras, em busca de inspiração para implementar seu próprio sistema de estacionamento rotativo, enviou uma equipe da Prefeitura para visitar a sede do Maricá Rotativo. O programa em Maricá vem se destacando como um exemplo de eficiência e despertou a atenção de outras cidades do Rio de Janeiro.

O secretário de Gestão Pública de Rio das Ostras, Mário Alves, acompanhado de sua equipe, esteve na sede do Programa, localizada no Aeroporto de Maricá, a fim de entender o funcionamento do serviço. Rio das Ostras está em processo de implementação de um sistema de estacionamento rotativo em sua cidade.

“Viemos até aqui porque estamos em busca das melhores práticas para o estacionamento rotativo. Maricá é uma referência no estado do Rio de Janeiro, e talvez até mesmo no âmbito nacional. Foi muito gratificante o contato com toda a equipe do Maricá Rotativo, superou nossas expectativas. Vamos retornar a Rio das Ostras confiantes de que nosso projeto também será um sucesso, assim como tem sido em Maricá”, afirmou Mário Alves, secretário de Gestão Pública de Rio das Ostras.

A diretora de Operações, Marta Magge, enfatizou a importância do acompanhamento, fiscalização e aprimoramento da organização das vagas nas vias públicas, e considera a visita uma consolidação desse processo: “Estamos muito orgulhosos de sermos uma referência para outro município em termos de gestão de estacionamento regulamentado pago.”

“O Maricá Rotativo busca promover a ordem e democratizar o estacionamento nas vias públicas. Nosso sistema é baseado em uma abordagem educativa, em vez de punitiva, sendo um projeto único que conecta o comércio e a população, permitindo o uso democrático das vagas”, acrescentou Magge.

Sobre o Maricá Rotativo:

O Maricá Rotativo é administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e iniciou suas operações em agosto de 2019. Atualmente, mais de 47 mil veículos estão cadastrados no sistema do programa, que está presente no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu.

O programa é dividido em três setores: comercial e bancário, onde é permitido estacionar por um período de 2 horas, com a possibilidade de renovação por mais 2 horas; residencial, que permite o uso da vaga por 4 horas, com a opção de extensão por mais 4 horas; e a orla, que possui um período único.

Aqueles que utilizam o Maricá Rotativo têm três opções para efetuar o pagamento. A principal delas é o aplicativo, que aceita cartões de crédito e débito. Aqueles que não possuem o aplicativo podem pagar diretamente aos agentes de campo, que realizam o lançamento imediato.

Os agentes estão em constante circulação no perímetro, especialmente nas áreas de maior demanda. Outra possibilidade são os pontos de vendas, identificados com um banner do Maricá Rotativo, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. No comércio, é possível pagar também em dinheiro.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

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