spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Especialista afirma crescimento de 150% no mercado de e-bikes em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

O mercado de bicicletas elétricas demonstrou crescimento nos últimos anos e a tendência é que a expansão do setor aumente mais nos próximos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob/UFRJ), 56% dos entrevistados trocaram os automóveis por bicicletas elétricas para se deslocar diariamente para o trabalho ou faculdade.

Os gastos com combustível, manutenção, estacionamento, passagens de ônibus e metrô colocaram a bicicleta elétrica como uma alternativa mais barata e prática em comparação com os outros meios de transportes.

A empresa de bicicletas e motos elétricas Ventane Motors, em Niterói, foi uma das que sentiu o impacto positivo do mercado. No último mês, a marca teve um aumento de 150% das suas vendas, o que mostra que o número de adeptos às bikes elétricas está em crescimento. Prova disso é a chegada de produtos fabricados em Manaus, que antes eram importados da China mas agora também são fabricados no Brasil.

Além de otimizar o tempo dos ciclistas, as bicicletas e motos elétricas trazem benefícios ao meio ambiente e a economia do país. O diretor da Ventane Motors e especialista em mobilidade sustentável, Davi Souza, acredita que a indústria de e-bikes pode gerar empregos e ajudar na área econômica. “A crescente demanda por veículos elétricos pode impulsionar a indústria de fabricação e venda desses veículos, gerando empregos e estimulando a economia local”, disse o diretor.

Com a popularização das bicicletas elétricas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) precisou regulamentar também esse meio de transporte. As e-bikes não precisam de licenciamento para serem conduzidas, porém para conduzir um ciclomotor é necessário ter habilitação do tipo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou tipo A (para motocicletas) e colocar placas. A diferença das bikes elétricas para um ciclomotor é a potência do motor. As e-bikes tem a capacidade de chegar até 1000 watts e os ciclomotores podem chegar acima disso.

As e-bikes e ciclomotores são uma opção eficaz para escapar dos engarrafamentos e economizar dinheiro. Além disso, as bicicletas elétricas são uma ótima alternativa para ajudar a preservar o meio ambiente.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img