spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Estado pode ganhar políticas públicas voltadas à formação em turismo

spot_imgspot_img

Mais lidas

Setor que já vem sendo fortemente retomado nesse período pós pandêmico, o turismo poderá ter novas políticas públicas para formação de profissionais. Dois projetos de lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) poderão criar, no estado, o Programa Estadual de Formação em Turismo e uma Escola Estadual de Turismo.

Foto: Divulgação

“A partir do Programa, poderão ser desenvolvidos cursos, treinamentos e outros programas de educação continuada que atenderão às crescentes demandas do turismo fluminense, que gera inúmeros empregos e é responsável por cerca de 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro”, acredita a deputada estadual Adriana Balthazar (Novo), autora dos PLs e vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj.

O Programa Estadual de Formação em Turismo prevê uma reforma efetiva da formação ligada ao setor turístico, permitindo a qualificação para o suprimento de cargos no serviço direto e indireto do trade.

“O Programa permitirá, dentre outros, a inserção de recursos humanos qualificados, a produção de estudos, pesquisas e estatísticas que viabilizarão o monitoramento efetivo da atividade turística e o estímulo à integração das atividades turísticas aos demais setores econômicos locais e regionais”, justificou Balthazar.

Já o PL que pretende criar a Escola de Turismo do Estado do Rio de Janeiro prevê que a unidade seja um polo de referência, oferecendo formação técnica para guias de turismo, agentes de viagens, produtores culturais, produtores de eventos, auxiliares de gerência de empreendimentos hoteleiros e áreas afins.

O projeto de lei também prevê que o polo ofereça, também, cursos em nível de graduação e pós-graduação para formar profissionais essenciais à operacionalização turística e de capacitação para o uso de línguas estrangeiras e de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A constituição da Escola de Turismo do Estado do Rio de Janeiro permitirá, portanto, a concentração de recursos em um centro unificado que promoverá programas de formação continuada nos diversos setores e níveis que alimentam a constante demanda por mão de obra qualificada no ramo turístico”, concluiu Adriana.

Os projetos estão em tramitação nas comissões internas da Alerj e, conforme os pareceres das comissões, poderão ser votados no plenário e, se aprovados, ir à sanção do governador Cláudio Castro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img