spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Exposição faz reflexão sobre construção de estereótipos femininos

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Correios Niterói traz para reflexão, através da lúdica brincadeira infantil de boneca, a criação de estereótipos de que as mulheres são sempre frágeis e delicadas. Júnia Azevedo, artista plástica, coloca em pauta algumas questões na exposição “Quarto de Hipólita”, que tem curadoria de Lia do Rio. A mostra acontece de 7 de julho a 8 de setembro de 2018, com entrada franca.

Como se constroem esses estereótipos no indivíduo? Que mensagens passamos à criança ao entregar em suas mãos uma boneca Barbie ou um tanque de guerra? Na exposição, bonecas do tipo Barbie enfrentam situações dramáticas, duras e cruéis, bem longe do mundo de fantasia proposto pela indústria de consumo. Serão exibidas cerca de 30 obras, entre objetos, fotos e vídeo, que refletem sobre beleza, moda, comportamento, consumismo etc., convidando a um “desprincesamento” da mulher. “Não se trata de uma proposta de brinquedos para as crianças, mas de uma reflexão sobre a construção do imaginário feminino por meio das brincadeiras infantis”, explica ela. O nome da exposição é uma referência à Hipólita, mítica rainha amazona, lendária por sua força e valentia na antiguidade grega.

“Júnia nos transporta a um universo onde o lúdico e a ficção se fundem, permeados de símbolos e lembranças de infância. As bonecas nos convidam a entrar num estranho jogo entre o real e o imaginário”, conta Lia do Rio. O trabalho artístico é um desdobramento do livro O Ser-se, lançado por Júnia em 2014. O romance aborda a reconstrução da identidade de uma mulher impulsionada pelo processo de psicanálise após uma crise existencial. As reflexões do livro ganharam corpo por meio da intervenção em bonecas e, desde 2015, elas vêm sendo registradas pelo fotógrafo Diogo Calil.

 

SERVIÇO

Exposição: Quarto de Hipólita

Artista: Júnia Azevedo / Curadoria: Lia do Rio / Fotos: Diogo Calil

Período de visitação: 09/07 a 08/09/18, de segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados)

Local: Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481- Centro (em frente à estação das barcas) – Niterói

Entrada franca

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img