Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Exposição ‘TransforMAR’ sobre recuperação da Baia da Guanabara em São Gonçalo

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Projeto Águas da Guanabara, uma iniciativa da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, vai levar a exposição ‘TransforMAR’, sobre a recuperação ambiental da Baía da Guanabara no próximo dia 21, no São Gonçalo Shopping, no bairro Boavista, onde ficará em cartaz por dois meses.

O projeto é voltado para a educação ambiental e conscientização da sociedade. O objetivo da mostra é divulgar o incansável trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados.

A exposição contará com muitas atrações, incluindo uma área dedicada a fotos e vídeos que demonstram tanto as etapas e dificuldades do trabalho quanto as significativas melhorias promovidas no ambiente marinho.

Exposição é uma iniciativa do projeto Baía da Guanabara

Além disso, haverá um espaço com atividades interativas onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de forma envolvente. O evento receberá não apenas os clientes do shopping e o público local, mas também alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma grande aula de educação ambiental.

A exposição contará com dois ambientes: o primeiro exibirá 36 imagens selecionadas que registram as atividades realizadas no projeto Águas da Guanabara, incluindo o campo, a ação de saúde e a educação ambiental. Os visitantes poderão contemplar algumas espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores em arrastos científicos realizados na Baía de Guanabara.

O projeto sobre a Baía da Guanabara é da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro

Um dos pontos altos da exposição TransforMAR será um barco de madeira usado pelos pescadores para a limpeza da Baía de Guanabara. Os visitantes e alunos poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e até fotos. Toda semana haverá uma surpresa para quem visitar a exposição.

“O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa intermunicipal capitaneada pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, através de suas Colônias de Pescadores Z-8 e Z-9, que tem como objetivo monitorar o comportamento dos resíduos sólidos na Baía de Guanabara, removê-los, regenerar os ambientes marinhos degradados e buscar manter os pescadores artesanais na atividade de origem a partir da melhoria da condição de trabalho e renda,” destaca Luís Cláudio presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ).

Em dois anos, já foram oferecidas cerca de 850 vagas para participação no projeto e mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas.

Esta iniciativa é apoiada por diversas entidades comprometidas com a preservação ambiental: Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Prefeitura de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.

O São Gonçalo Shopping fica na Rodovia Niterói-Manilha, 100, no bairro Boavista, em São Gonçalo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, do meio dia às 21h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img