Exposição “Unidas pela Vida” chega ao São Gonçalo Shopping

Após uma temporada no hall da  Prefeitura de São Gonçalo, o Espaço Rosa realizou a abertura da exposição de fotografias “Unidas pela Vida”, ensaio fotográfico com 23 mulheres que passaram pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama, no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Espaço Rosa, unidade municipal dedicada à saúde da mulher. 
 
“O trabalho realizado no Espaço Rosa tomou uma proporção muito maior nos últimos meses com a concretização das diversas ações que são apresentadas semanalmente. O diagnóstico precoce garante até 95% de chance de cura da doença, então será um mês com atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame com palestras sobre formas de detectar precocemente a doença”, declara o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.
 
De acordo com a coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, é importante entender a grande influência que esse diagnóstico tem na autoestima das mulheres. “Queremos mostrar que há beleza e autoestima nessas mulheres que realizam uma luta diária. É muito gratificante estar a frente dessa unidade de suma importância. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico de câncer de mama e útero, já realizamos mais de 20 mil mamografias. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, temos um vínculo muito forte umas com as outras, sabemos que nosso trabalho é essencial na vida de muitas mulheres e queremos fortalecê-lo cada vez mais”, assegura. 
 
Uma das modelos da exposição é a Mônica Coutinho, 44 anos. Moradora do bairro Trindade, ela descobriu o tumor no seio esquerdo no último ano, após realizar exames no Espaço Rosa. “Eu fiz a consulta com uma ginecologista, fiz uma ultra de mama e rapidamente fui encaminhada para atendimento com o mastologista, logo fiz a biópsia e acabei de finalizar o tratamento de quimioterapia. Agora irei realizar a cirurgia. Graças a Deus minha família me apoia e está sempre comigo”, explica.
 
Diversos amigos do Espaço Rosa foram homenageados. São eles: Paulo Gonçalves, organizador do Outubro Rosa Niterói; Leandra Nepomuceno, nutriconista e  Marconi dos Reis Luz, fotógrafo. O cabeleireiro Serginho Tesoura de Ouro, voluntário nas ações de corte de cabelo do Espaço Rosa, ganhou um troféu das modelos participantes do projeto.
 
Segundo a coordenadora de marketing do São Gonçalo Shopping, Emily França, a empresa se preocupa em informar e sensibilizar a população, reforçando as ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Queremos despertar o interesse  sobre a importância do autoexame para um diagnóstico precoce, através de rodas de conversas e projetos educativos para  informar e conscientizar as mulheres da importância e atenção que devem dar ao tema”, declara. 
 
 
A programação ocorrerá na Loja 251, ao lado da O Boticário.  
 
 
De 15 a 30 – Exposição fotográfica “Unidas pela Vida”
 
Dia 16 e 18: Dia de corte de cabelos para confecção de perucas com Serginho tesoura de ouro, a partir das 13h. Ingresso: 1kg de alimento
 
Dia 17: Workshop de Auto Maquiagem, das 14h às 17h; Roda de bate-papo Quebrando o Tabu do câncer de mama, das 19h30 às 20h30 
 
Dia 19: Oficina de confecção de mamas de Alpiste, das 14h às 16h; Oficina de design de lenços e turbantes, 16h30 às 18h 
 
Dia 20: Desfile de moda “Você se faz Linda” com as mulheres que passaram por esse processo, às 18h, na Praça de Alimentação  

Notícias Relacionadas