Fabiano Horta inaugura Serviços Integrados Municipal (SIM) no Centro de Maricá

Foto: Clarildo Menezes / PMM

Foto: Clarildo Menezes / PMM

A Prefeitura Maricá inaugurou nesta quinta-feira (03/05), o prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro. O local concentra serviços como emissão de guias (IPTU, ISS, TAXAS); solicitação de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis); abertura de processos; transferência de titularidade; alteração de endereço e cadastro; certidões; legalização e habite-se; abertura e legalização de empresas; cadastro para vagas de emprego, Ouvidoria e Procon. Antes, todos os atendimentos aconteciam no prédio da prefeitura. O SIM Centro fica na Rua Álvares de Castro, 2525, próximo a prefeitura.

O novo espaço tem capacidade para 52 pessoas sentadas e 21 guichês de atendimento. “Vamos ter aqui um lugar onde as pessoas se sintam atendidas de fato. Um jovem empreendedor da cidade que entre aqui com o sonho da sua empresa sendo construída vai passar paulatinamente mesa a mesa na sequência, para quando chegar na última mesa, estar com seu alvará de funcionamento em mãos e colaborar com a construção da dinâmica econômica da cidade”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “Isso é ganho, é o poder público municipal dizendo para a população que está presente, que quer ser rápido, sério e quer prestar um bom atendimento”, completou.

De acordo com Secretário de Planejamento, Leonardo Alves, em breve, o local vai contar com serviços do Detran como emissão de carteira de identidade. “Conseguimos a integração com o Detran e, num futuro próximo, com a Receita Federal. Então, aqui a população vai encontrar esse serviço integrado, além de identidade, carteira de trabalho e o atendimento ao cidadão que já acontecia no outro ponto, questões de IPTU e ISS, por exemplo. Esse é um modelo que foi feito em muitos estados do Brasil, como São Paulo e Brasília”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves. 

Ao todo, serão oito unidades do SIM no município. As próximas duas já estão em fase final de implantação: uma em Inoã e outra em Itaipuaçu.

 

 

Notícias Relacionadas