Rio de Janeiro,

quinta-feira, junho 24, 2021
spot_img

Leia a nossa última edição #37

Faetec abre inscrições para cursos técnicos e de qualificação profissional

Mais lidas

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com dois editais abertos para ingresso em cursos de Qualificação Profissional (de curta duração) e Técnico de Nível Médio. Desde segunda-feira, dia 31 de maio, estão abertas as inscrições para 74 vagas na ação de Bolsa Formação do Programa Novos Caminhos em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema.

Os interessados devem realizar o cadastro no site da rede (clique aqui). O prazo para se candidatar termina às 14h de 9 de junho. São duas oportunidades diferentes. O edital para Qualificação Profissional é voltado para quem possui formação mínima de Ensino Fundamental I incompleto, de acordo com o curso pretendido. Já as vagas de Técnico de Nível Médio são oferecidas na forma “Concomitância Externa” – destinadas para quem está no ato da matrícula cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio comprovadamente.

“Os cursos de Qualificação Profissional, em virtude do curto tempo, permitem ao cidadão se capacitar ao mesmo tempo em que exerce outras atividades, sempre voltado ao mercado de trabalho, com a proposta de empreender novas possibilidades profissionais”, comentou Dr. Serginho, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por sua vez, João Carrilho, presidente da Faetec, explica a importância do edital para a formação técnica. “Estamos proporcionando aos jovens que fazem o Ensino Médio em qualquer instituição de ensino completar sua formação com o nosso curso técnico. É uma oportunidade agregadora, pois atende todos os estudantes do Estado do Rio de Janeiro”, acredita.

As inscrições são gratuitas e as vagas serão preenchidas por meio de sorteio. Cada candidato só poderá efetuar uma inscrição, que será vinculada ao CPF. A divulgação do sorteio acontecerá na mesma data e a matrícula será on-line.

O candidato selecionado receberá no e-mail cadastrado as orientações para envio da documentação necessária e o formulário para garantir a vaga. A previsão é de que as aulas comecem em julho. Os alunos bolsistas receberão uma assistência estudantil, com ajuda de custo para uma passagem municipal ida e volta, e também lanche.

Confira as oportunidades por cidade:
• Niterói: 16 vagas para Manutenção de Máquinas Navais
• São Gonçalo: 02 vagas para Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Liga Baixa / 14 vagas para Soldador de Estruturas e Tubulações em aço Carbono no Processo Tig
• Itaboraí: 19 vagas para Edificações
• Saquarema: 23 vagas para Segurança do Trabalho

spot_img

Últimas noticias