spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Fenômeno natural pode estar causando escurecimento nas águas do litoral de Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Frequentadores das praias de Maricá e Saquarema notaram nos últimos dias a coloração escura da água do mar, além da temperatura gelada. O tom avermelhado, também toma as areias do litoral.

Segundo especialista, a mudança na coloração da água é causada por um fenômeno natural de proliferação de algas marinhas, conhecido como ressurgência.

Em Itaipuaçu, Ponta Negra e Barra de Maricá banhistas ressaltam que devido a falta de informação sobre o fenômeno estão evitando entrar na água.

Doutor em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Estefan Monteiro da Fonseca, explica que esse fenômeno acontece quando as águas mais profundas ascendem.

“Água muito gelada vem do fundo do oceano e pode estar trazendo muitos nutrientes que estão depositados lá em um ambiente que não tem luz. Essas algas não utilizam esses nutrientes para se proliferar, mas quando a água sobe, elas podem se reproduzir, dando essa coloração na água”, explicou o especialista.

Nas redes sociais internautas questionaram sobre possível descarte de esgoto nas águas do mar, mas o especialista afirma que o surgimento de manchas de esgoto acontecem com as águas quentes.

“A água que vem do continente e traz o esgoto, é a água quente. A temperatura da água é um sinal claro de água mais profundas”, ressaltou.


Ainda de acordo com o especialista este é um fenômeno natural do verão.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img