spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Filme Pixinguinha – Um Homem Carinhoso com pré-estreia em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

No próximo dia 6 acontecerá a pré-estreia do filme “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói (RJ), com entrada gratuita. O evento está marcado para às 19h30. Antes da exibição, às 19h, haverá apresentação musical do instrumentista Ronaldo do Bandolim.

Pixinguinha, reconhecido pelo brilhantismo musical, sempre despertou admiração pela afetividade e bom humor. Para interpretá-lo, o ator, cantor, compositor e multi-instrumentista Seu Jorge foi o nome escolhido. Taís Araújo, como Betí, Danilo Ferreira, Agatha Moreira, Tuca Andrada, Klebber Toledo e Milton Gonçalves também estão no elenco.

Dirigido por Denise Saraceni, a película celebra a vida e a obra do compositor que, hoje, é considerado um gênio e o pai da MPB: Alfredo da Rocha Vianna Filho.

À frente de seu primeiro longa-metragem, Denise Saraceni divide a direção do longa com Allan Fitterman. O roteiro é assinado por Manuela Dias e retrata as antológicas performances do músico no início da carreira, a temporada em Paris com o grupo musical “Oito Batutas”, as inspirações e contextos para a composição de suas obras-primas, além do casamento com Albertina Nunes Pereira – Betí, para Pixinguinha – e os problemas da vida pessoal, como o alcoolismo.

A trama também revela que seu caminho nem sempre foi de prestígio e reconhecimento e destaca a morte do artista, que se tornou um importante símbolo do carnaval carioca, lembrado todos os anos pela Banda de Ipanema.

“Foram tantas as dificuldades deste filme, que, em muitos momentos, minhas únicas inspirações eram as músicas de Pixinguinha e o talento de tantos atores e músicos magistrais envolvidos neste projeto”, revela a diretora Denise Saraceni, referindo-se à dificuldade na captação de recursos. “Decidimos falar de um homem negro, artista, humanamente grandioso e nascido poucos anos após a libertação da escravatura. Ainda hoje vivemos num país racista, talvez por isso tenha sido tão difícil conseguir apoio para contar esta história”.

Produzido por Carlos Moletta, que também assina a curadoria musical, “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” conta com uma trilha sonora de 44 músicas, desenvolvida a partir da mixagem de fonogramas originais com instrumentos adicionais, dando origem a versões modernas de clássicos como “Carinhoso”, “Rosa”, “Urubu Malandro” e “Taí”, sucesso gravado por Carmem Miranda, quando ela tinha 20 anos. Os playbacks usados em cena foram gravados no estúdio Cia. dos Técnicos, em Copacabana, e arranjadas pelo maestro Cristóvão Bastos, diretor musical do filme.

“Me emociona muito ver o filme finalizado, não apenas pela sensação de trabalho concluído, mas também por observar as potências sonoras e narrativas deste projeto. Lançar um filme como este, agora, em um momento tão difícil para as artes, é uma ousadia”, afirma o produtor Carlos Moletta, que deu início ao projeto há 10 anos.

“Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” tem produção da Ypeartes e coprodução da Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Canal Brasil, RioFilme, e distribuição da Downtown Filmes. O filme estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 11 de novembro.

Protocolos sanitários:

O evento será realizado seguindo o protocolo sanitário de Niterói, com medidas como a obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

SERVIÇO:

Pré-estreia do filme Pixinguinha – um homem carinhoso

Data: 6 de novembro, sábado

Horário: 19h – apresentação do instrumentista Ronaldo Bandolim. 19h30 – exibição do filme

Ingressos: Serão disponibilizados ao público 150 ingressos gratuitos para retirada através da bilheteria online da Sala Nelson Pereira dos Santos (https://site.bileto.sympla.com.br/salanelsonpereira/), a partir do dia 03/11, às 15h. Pessoal, intransferível e válido 1 (um) ingresso por CPF.

– A entrada no evento será feita mediante a contribuição de 1kg de alimento não-perecível para a campanha Niterói Solidária.

Classificação indicativa:14 anos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói-RJ

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img