spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Fiscalização tira das ruas ônibus com falhas no equipamento para deficientes em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / PMN

Cinco ônibus de linhas municipais de Niterói foram tirados de circulação e outros nove foram autuados pela Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e a Subsecretaria Municipal de Transporte de Niterói. Eles apresentavam falhas nos equipamentos que permitem o acesso de pessoas com deficiência aos coletivos. A fiscalização conjunta começou pela manhã na garagem da empresa Auto Viação Brasília, na Rua Dr. March, em Venda da Cruz, e se estendeu aos pontos de ônibus próximos ao local.

A fiscalização aconteceu a partir de denúncias de cadeirantes na cidade, alegando dificuldades de embarcar nos coletivos. A fiscalização foi acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual. Foram vistoriados 20 ônibus, todos de linhas municipais. Cinco deles foram recolhidos às garagens e só poderão voltar às ruas quando as falhas apontadas forem resolvidas. Outros nove ônibus foram multados por ausência da cigarra ou mau estado de conservação dos equipamentos, incluindo o cinto de segurança, item também obrigatório para uso dos cadeirantes nos ônibus. A multa para falhas no equipamento de acesso a cadeirantes em ônibus pode chegar a R$ 1 mil.

A coordenadora municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, que é cadeirante, acompanhou a fiscalização e chegou a testar ela mesma o funcionamento de alguns equipamentos. Tânia Rodrigues disse que vai intensificar ações deste tipo, já que tem recebido na Coordenadoria de Acessibilidade muitas reclamações de usuários. “Em todas as fiscalizações realizadas, sempre encontramos problemas nos elevadores. E as pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção precisam desses equipamentos para embarcar nos ônibus. Um direito garantido por lei. Mas o que vemos são os elevadores com defeito ou motoristas que não são treinados para operá-los”, diz a coordenadora.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img