spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Fonte histórica é revitalizada e reaberta para população em Itaboraí

spot_imgspot_img

Mais lidas

Erguida entre 1845 e 1858, a Fonte da Carioca, é um marco histórico do município de Itaboraí, passou por reforma e volta a ter os portões abertos para que os itaboraienses desfrutem de mais uma praça pública arborizada na cidade. O local ganhará um lago de carpas para completar o paisagismo do espaço público.
O espaço foi reformado pelas secretarias municipais de Agricultura e Serviços Públicos, após 34 anos sem reforma O local passou por 20 dias de trabalho intenso, o espaço da Fonte Carioca teve os bancos, muros e escadas pintados, o portão de entrada reformado e a iluminação trocada. Também foram plantadas mais de 500 mudas de plantas. E a cabeça do leão, que estava desaparecida, foi recuperada e ornamenta novamente a fonte d’água.
“Durante muitos anos, a Fonte da Carioca foi a principal área de lazer dos itaboraienses. Infelizmente o patrimônio estava abandonado. O local virou ponto de uso de drogas, prostituição e de moradores de rua. É um orgulho imenso devolver esse espaço para a população. O município de Itaboraí e a história mereciam esse reparo”, disse o secretário municipal de Agricultura, Abilío Pereira.
Durante a reforma, as equipes da Prefeitura de Itaboraí revitalizaram toda a parte do túnel da Fonte da Carioca. O local é palco de diversas lendas locais. Dizem que ele liga a fonte à Igreja Matriz de São João Batista e que era utilizado como rota de fuga por escravos. A tradição tem como fundamento um olho d’água que era utilizado pelos tropeiros no século XVII.
Fato histórico mesmo é que a Fonte da Carioca era um importante ponto de parada para os tropeiros que transitavam pela antiga Vila de São João de Itaboraí. Ao todo, para a reforma, foram retirados 18 caminhões de entulhos e galhos, 60 sacos de cal, 8 carrinhos de mão retirados de entulhos dos túneis, e 3 caminhões de aréola adubadas.
A Fonte Carioca fica localizada na Rua Presidente Costa Silva, 160, no Centro de Itaboraí.
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img