spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Gabigol está suspenso do futebol por dois anos por fraude no exame de antidoping

spot_imgspot_img

Mais lidas

O atacante Gabigol, do Flamengo, está suspenso do futebol por dois anos por fraude no exame antidoping. A decisão é do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), nesta segunda-feira, 25, em sessão que durou pouco mais de duas horas. O julgamento do caso havia começado na semana passada.

Na verdade, a pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, por questão técnica do regulamento antidopagem. Na data em questão foi feita a coleta de exames no CT do clube, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano. Portanto, ele não poderá jogar até abril de 2025. Cabe recurso da sentença.

O placar foi de 5 a 4 a favor da punição ao atleta. O Código Brasileiro Antidopagem estabelece no inciso II do artigo 163, que “”na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão na data de coleta da amostra”.

Gabigol foi acusado de violar o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

A defesa dele contou com o testemunho do bioquímico LC Cameron, que foi chamado para discutir métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. Ele foi questionado pelos advogados que representam Gabigol, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores. No depoimento, Cameron informou que, principalmente do ponto de vista do resultado da coleta, não haveria transgressão.

O jogador foi representado pela equipe do advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017. O vice-presidente geral e jurídico do clube Rodrigo Dunshee também participou da sessão em defesa do atacante, que vai recorrer com auxílio do Flamengo à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, um tribunal da Fifa.

A denúncia da fraude foi feita em dezembro passado. O jogador enviou a defesa em 26 de janeiro, junto com as imagens a câmera de segurança do Ninho do Urubu para tentar corroborar a versão do atleta.

O primeiro dia do julgamento foi no último dia 20, em sessão online. Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas. Hoje, a sessão também foi virtual. Gabigol novamente participou. Um dos pontos de defesa do jogador diz que ele fez o exame de sangue, considerado mais efetivo.

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do antidoping. Mesmo que tenha feito o exame e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Um dos relatos da denúncia diz respeito à demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. À exceção de Gabigol, os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h. O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu.

Gabigol foi acusado de tratar com “desrespeito” a equipe do exame antidoping

De acordo com os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

Em nota, o Clube de Regatas do Flamengo disse que foi pego de surpresa:

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”.

Gabigol não se manifestou até o momento. Em suas redes sociais, postou vídeo dele em uma mansão com piscina.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img