spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Governador do Rio e prefeito de Maricá assinam convênio para construção de escola de tempo integral em Itaipuaçu

spot_imgspot_img

Mais lidas

Agora é oficial. Conforme já havia adiantado o site ErreJota Notícias, Itaipuaçu vai ganhar uma nova escola de tempo integral para alunos do Ensino Médio e Profissionalizante. A unidade terá capacidade para atender de 600 a 800 alunos. O convênio entre a Prefeitura de Maricá que irá construir a unidade com recursos do município e o Governo do Estado foi assinado na tarde desta terça-feira (05/06) no Palácio das Laranjeiras, no Rio, entre o prefeito Fabiano Horta (PT) e o governo Luiz Fernando Pezão (MDB). A escola receberá nome do educador e antropólogo Darcy Ribeiro. Essa é a primeira homenagem a Darcy no Estado do Rio de Janeiro em uma instituição de ensino. 

A construção da escola já terá início esse ano e as aulas começam no ano letivo de 2019. Com formação também no empreendedorismo, a administração da escola será feita pelo Estado. A nova escola no Jardim Atlântico terá capacidade para 15 salas de aulas e será construída com módulos habitacionais climatizados. A Prefeitura doou o terreno, vai construir e equipar a unidade que vai atender alunos do 1º ao 3º ano do Ensino médio.

A escola Professor Darcy Ribeiro terá sala multimídia, laboratórios de línguas, ciências e robótica, auditório para 250 pessoas, refeitório para 180 pessoas, quadra poliesportiva coberta, vestiários entre outras dependências. O prefeito Fabiano Horta afirmou que a construção da unidade será um marco para a região. “Itaipuaçu tem grande extensão territorial, está em constante expansão e tem um protagonismo como novo Centro. Por isso mesmo, essa escola será inovadora no sentido de oferecer bem mais do que o currículo tradicional. Vamos formar jovens empreendedores,” afirmou o prefeito.

O governador fez questão de agradecer a parceria da prefeitura. “Sabemos do momento difícil que passa o estado e fico feliz de contar com essa parceria de Maricá.  Acompanho os avanços sociais da cidade com programas como moeda Mumbuca e Tarifa Zero e sei que vocês aplicam o dinheiro dos royalties com responsabilidade. Isso não é só um discurso, mas só podemos mudar o Brasil através da Educação. Se tivéssemos acreditado mais no modelo de ensino dos CIEPs estaríamos construindo mais escolas e menos presídios. Mas essa travessia fazemos com todos estendendo as mãos. Fico feliz de vocês darem o nome da escola a esse grande brasileiro e que pensou o estado como ninguém que foi o Darcy Ribeiro,” destacou o governador.

Já o secretário Wagner Victer frisou que foi um projeto realizado a várias mãos. “As equipes do Estado e da prefeitura se uniram para elaborar esse projeto, era um sonho antigo construir essa escola. Estamos com excelentes professores que receberão treinamento do Sebrae para ministrar as aulas de empreendedorismo, turismo e logística,” falou o secretário.

 

O prefeito Fabiano Horta já havia comentada a importância da nova unidade.“Essa escola em Itaipuaçu será um marco para a cidade. A prefeitura vai construir a escola e o Estado irá disponibilizar os profissionais”, disse. A assinatura do convênio foi acompanhada pela Deputada Estadual, Rosângela Zeidan, que participa das negociações com o Estado desde o início das conversas, da Secretária de Educação de Maricá, Adriana Luiza da Costa, e do Secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan.

O novo formato de escola, voltado para o ensino profissionalizante e empreendedor, poderá ter a inclusão de matérias que mostrem a vocação turística de Maricá e de logística portuária, além de maior carga horária nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês.
 
O prefeito também já havia assinado um termo de cooperação para que o município ajude o Estado na conservação e melhorias das escolas estaduais, bem como o de um estágio remunerado para os alunos que fazem o Curso Normal, de formação de professores, no Colégio Estadual Elisiário Matta.

 

 
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img