spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Guarda Municipal de Maricá ganhará canil

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Guarda Municipal de Maricá ganhará um canil para abrigar e treinar os cães que atuarão no Grupamento Especial de Operações com Cães (GESOC). O canil será subordinado ao comando da Guarda Municipal. A atuação do local deverá começar somente em janeiro de 2021, segundo a Prefeitura da cidade.

O canil tem por objetivo possibilitar a complementação da proteção aos bens, serviços e instalações do município ou em apoio a outros órgãos de segurança pública.Os cães poderão ser empregados no patrulhamento preventivo e permanente, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio à Defesa Civil e demais situações de socorro, urgência e emergência; demonstração de cunho educacional e recreativo e divulgação institucional. As raças dos cães escolhidos pela instituição ainda não foram informadas.

Os cães poderão participar ainda de competições oficiais e eventos da área; formaturas e desfiles de caráter cívico; auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários; detecção de entorpecentes, armamentos, explosivos e pessoas.

O local que abrigará o canil ainda não foi informado pela Prefeitura, mas as instalações do canil atenderão às necessidades de manutenção dos cães, atendimento médico veterinário, treinamento e recepção de visitantes e contará com boxes individuais para habitação dos cães, construídos em alvenaria.

Os agentes do GESOC designados para atuar no espaço deverão possuir curso específico em adestramento e/ou condução de cães, ministrados por órgão especializado na matéria. Os cães integrantes do canil serão patrimônio da Prefeitura Municipal de Maricá.

As despesas do canil como a aquisição de cães, alimentação, medicamentos, serviço médico veterinário, aquisição ou adaptação de viatura para transporte e patrulhamento da Guarda Municipal serão custeadas pela Administração Municipal. Poderão ser também celebrados convênios específicos nas modalidades de patrocínio, doação, parceria,
consignação e comodato com universidades, instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas empresas, instituições não governamentais, serviços e instituições públicas, associações e entidades sociais; pessoa física ou jurídica e demais órgãos de segurança pública.

Os cães da Guarda Municipal terão fichas individuais, contendo dados específicos e alterações quanto à sua saúde. A Prefeitura de Maricá informou que toda parte de infraestrutura será feita atendendo as necessidades dos animais, mas só começará a ser colocado em prática a partir de janeiro de 2021. Além disso, a Guarda Municipal realizará cursos de capacitação para os agentes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img