Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Heliponto do Hospital Che Guevara é inaugurado

spot_imgspot_img

Mais lidas

O heliponto do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, no distrito de São José do Imbassaí, em Maricá, foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 05, na presença de autoridades, diretores da unidade e políticos. O heliponto será operado pelo Aeroporto de Maricá e possui mil metros quadrados e terá a capacidade de receber até a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil.

“Esse hospital é uma referência regional e constrói a política do SUS com eficiência e cuidado. A unidade merecia um heliponto como esse para agregar e se adensar no processo da saúde e do desenvolvimento de Maricá. Ontem a gente viu a necessidade e urgência sem nem mesmo estar inaugurado ajudando a dar celeridade em atendimentos e salvando vidas”, acredita o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Além de ajudar no salvamento de vidas, outro objetivo do local é oferecer maior agilidade no transporte de órgãos para transplante, auxiliando quem está na fila de espera. O heliponto vai atender toda rede de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Táxi Aéreo, este último para resgatar trabalhadores das plataformas de petróleo, caso haja necessidade.

“Essa entrega exemplifica a concretude do que o SUS pode fazer, como podemos atuar para salvar a vida das pessoas. O transporte aeromédico salva a vida das pessoas. O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é um orgulho para nosso município”, discursou a secretária de saúde Juliana Nogueira.

O heliponto é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Secretaria Municipal de Saúde. Na última quinta-feira, 04, uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou no heliponto, com um motorista de caminhão que havias sofrido um acidente de trânsito em Jaconé, para ser atendido no setor de trauma do hospital. O helicóptero agilizou o socorro da vítima, que havia ficado preso nas ferragens do veículo.

Inauguração do heliponto teve presença de autoridades e diretores do hospital

“Nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas, que traga conforto e oportunidades. Esse heliponto premia um equipamento de saúde extremamente valoroso. Estamos colocando essa referência hospitalar, também, na cadeia do petróleo e gás. Ter esse equipamento traz uma vantagem competitiva porque um trabalhador que necessite de assistência médica em uma plataforma pode vir direto para esse centro de referência e especialidade”, acredita o presidente da Codemar Hamilton Lacerda.

Para a diretora geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Simone Maeso, o Che vai  atender a uma demanda reprimida da região.

“Acredito que teremos uma alta demanda de aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, que dão velocidade ao atendimento grave”, observa Simone, que também é bombeira e fez o contato com o Centro de Operações de Atendimento Pré-hospitalar dos Bombeiros para saber detalhes do caso. Antes, os bombeiros ligaram para o setor de trauma do Che para fazerem a solicitação.

Vítima já teve alta

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o homem, de 30 anos, vítima de acidente com caminhão em Jaconé, primeiro a usar o Heliponto do Che, em parceria com a Codemar, chegou lúcido, orientado e passou por exames de imagens que não constataram lesões graves. Ele foi medicado, suturado e liberado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img