spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Hemonúcleo recebe doações de profissionais do Samu

spot_imgspot_img

Mais lidas

Assim como já fazem há três anos consecutivos, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) realizaram na manhã desta quarta-feira (20/06) uma doação de sangue coletiva no Hemonúcleo de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. O ato de solidariedade, que levou condutores, enfermeiros e técnicos de enfermagem a realizarem a doação, acontece durante a campanha nacional Junho Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

“Precisamos realizar, em média, 40 doações ao dia e estamos atingindo uma média de apenas 17 doações/dia. O inverno é uma época do ano em que o número de doações diminui, então queremos que a população venha até a unidade e realize este ato de solidariedade”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Doador há mais de 20 anos, o condutor Mauro Alonso, 53 anos, foi o primeiro do grupo a entrar na sala de coleta. “Comecei a doar aqui no Hemonúcleo em 2012 e ano passado foi a primeira vez que vim em grupo. É legal saber que podemos ajudar o próximo com um ato que pra gente pode parecer simbólico, mas que ajuda a salvar vidas”, explica.

A unidade coleta cerca de 400 bolsas de sangue por mês e abastece todas as unidades de saúde do município, incluindo todos os hospitais conveniados da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada 400 mililitros doados por pessoa podem salvar até cinco vidas, já que o sangue é fracionado visando atender diferentes demandas de urgência.

Formado por médicos, biólogos, farmacêuticos, assistente social, técnicos de hemoterapia e administrativos, o núcleo possui um exigente processo de manuseio do sangue, que passa por um rigoroso processo de avaliação, onde, após a coleta, é fracionado, passa por uma classificação e por análise para verificar a presença de qualquer tipo de bactéria.

Para realizar a doação basta fazer um cadastro no Hemonúcleo, onde o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e faz o teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta. Após a doação, que dura cerca de 10 minutos, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames o sangue é liberado para que seja doado com segurança.

Para ser doador é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img