spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Hospital em São Gonçalo oferece fisioterapia respiratória e motora pós covid

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Hospital Municipal Retaguarda Gonçalense, unidade de referência para o tratamento de coronavírus em São Gonçalo, conta com o serviço de fisioterapia respiratória e motora para pacientes internados no Centro de Terapia Intensivo (CTI) e na enfermaria da unidade. 

De acordo com o coordenador de Fisioterapia da unidade, Antônio Carlos Tavares Junior, a fisioterapia motora pós covid-19 é muito importante na recuperação do paciente pois proporciona funcionalidade e retoma com a independência que ele tinha antes dele contrair a doença.

De setembro a janeiro, mais de 400 pacientes foram atendidos pela equipe formada por 36 fisioterapeutas que atuam no Hospital de Retaguarda. Atualmente, 22 pacientes estão sendo atendidos. A fisioterapia motora realizada pelas equipes do Retaguarda é iniciada ainda em pacientes que estão no CTI para uma recuperação mais efetiva do enfermo.

“Muitos dos pacientes com covid apresentam em torno de 2% de perda de massa muscular a cada dia que ficam acamados. Por isso é tão importante iniciarmos a mobilização precoce no paciente que está em estado grave, pois futuramente a fisioterapia motora se torna mais eficaz para a sua recuperação. Com a perda da massa muscular, os pacientes que ficam muito tempo acamados perdem a sua funcionalidade. Em muitos casos não conseguem ficar sentados, por falta de equilíbrio no tronco, sem força em seus membros inferiores. E o nosso trabalho é fazer com que ele retome seus movimentos normais”, afirmou Antônio. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img