A Lona Cultural Prof. Luiz Carlos Viegas, em Inoã, recebe nesta quinta (24) o lançamento do programa “Chegou a Sua Vez”, fruto da parceria do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
“O principal objetivo do programa é identificar as famílias mais vulneráveis na cidade de Maricá e encaminhá-las de forma prioritária aos serviços básicos disponíveis no município”, explica Alan Novais, presidente do IDR. Essa ação integrará diversas secretarias, e é considerado o maior passo dado no combate à extrema pobreza na cidade de Maricá.
Segundo o cronograma do projeto, uma busca ativa, com pesquisadores de campo visitando os domicílios, acontecerá nas próximas semanas em toda a cidade. Um questionário para medir os índices de educação, saúde e qualidade de vida será aplicado.
Para a realização do “Chegou a Sua Vez”, uma verdadeira força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias. Educação, Saúde e Assistência Social formam, junto ao IDR, uma comissão executiva para discutir e acompanhar de forma permanente os protocolos de atendimento.
“Em agosto, a prefeitura criou o Programa de Combate à Vulnerabilidade de Maricá, envolvendo 14 secretarias. Isso reflete o compromisso do governo com o programa ‘Chegou a Sua Vez”, enfatiza Novais.
Para Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat, utilizar a estrutura existente é fundamental para agilizar a definição de protocolos. “A nossa maior preocupação era garantir a integração entre as secretarias e respeitar o fluxo de trabalho das equipes para facilitar o planejamento das respostas aos casos mais vulneráveis”.
Algumas reuniões de apresentação já foram realizadas pela cidade com o objetivo de sensibilizar o público-alvo e envolver as equipes de trabalho sobre a chegada do programa à rotina dos equipamentos.
Informações sobre o lançamento:
Dia: 24/10 (Quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Lona Cultural de Inoã (Luiz Carlos Viegas da Silva). Loteamento Lys Maria, entre as ruas Joaquim Pereira Matos e Pitarini, esquina com a Rua Ipiranga.