Itaboraí assina termo de adesão dos contemplados da Lei Aldir Blanc

Os artistas itaboraienses selecionados para receber os benefícios da Lei Aldir Blanc compareceram no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, na última sexta-feira (15), para a assinatura do termo de compromisso, que garante o cumprimento das compensações acertadas no cadastro. Na cerimônia, os secretários municipais de Cultura, Roberto Costa, e o da Fazenda, Roberto Santiago, receberam alguns dos artistas municipais contemplados.

Um dos artistas presentes foi José Maria Martins, o Dj Joy Martins, que começou sua carreira no Teatro Municipal João Caetano, local considerado pelo artista como celeiro cultural da cidade. No evento, ele e os demais artistas contemplados foram informados que os pagamentos serão efetuados, em regime de urgência pela Secretaria de Fazenda, após a assinatura de todos.

A Lei Aldir Blanc, criada em homenagem ao compositor falecido vítima do Covid-19, tem como objetivo reduzir, na área da cultura, os danos causados pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Ao realizar o cadastramento, cada artista se comprometeu a desenvolver, em contrapartida, ações socioculturais no município.

Desde que a lei foi promulgada, a Secretaria de Cultura de Itaboraí cadastrou agentes culturais – pessoas físicas e jurídicas – e coletivos culturais, que não têm comprovação jurídica, como rodas de capoeira e outros. O pagamento do auxílio individual às pessoas físicas é de responsabilidade do Governo do Estado, enquanto nas demais categorias, o pagamento é por conta dos municípios.

O edital cultural de Itaboraí selecionou produções nas linguagens artísticas da música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar, expressões culturais populares e gestão cultural. As apresentações vão seguir duas linhas: criação de conteúdo e oficinas culturais à distância.

Representando o prefeito Marcelo Delaroli, o secretário municipal de Fazenda, Roberto Ataíde Santiago Fontes, comentou sobre trazer a transparência de recurso o mais rápido possível e a importância desta verba destinada ao município.

“Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo empenho, esta é uma verba de grande importância que irá fomentar a cultura de Itaboraí. Hoje, com grande alegria, assinamos este termo de adesão que, com certeza, é um incentivo para a nossa cultura local. Com o desenvolvimento deste projeto, estamos produzindo trabalho e renda para comunidade cultural local neste momento delicado de pandemia”, disse Santiago.

Notícias Relacionadas