spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí: Casa de Cultura abriga exposição inédita ‘Ser do Mangue’

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, está com visitação aberta para a exposição inédita ‘Ser do Mangue’, realizada pela ONG Guardiões do Mar, até o dia 9 de agosto. A mostra, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, conta com 30 fotografias de Rodrigo Campanário, sobre os manguezais da Baía de Guanabara e seus povos, além de cinco totens sobre os diversos projetos da ONG.

A noite de lançamento da exposição, nesta sexta-feira (08/07), contou com a presença e show de George Israel, um dos fundadores do Kid Abelha, que também é guitarrista, saxofonista, cantor e compositor. George Israel é um dos artistas que abraçaram o movimento artístico Guanabarear criado pela ONG.

Encantado com a Casa de Cultura, nesta sua primeira visita e também com a exposição, o músico falou da inspiração para o show. “É bacana valorizar essas pessoas que tem esse cuidado, que fazem o que a gente talvez gostaria de fazer e que se dedicam ao Meio Ambiente. A gente passa pela Baía de Guanabara e pensa: o que fizemos? Com isso, é bom saber que tem gente freando e tentando reverter a situação, como é o caso das ONGs, catadores e outros”, comentou George Israel.

A exposição “Ser do Mangue” apresenta imagens inéditas sobre os manguezais da Baía de Guanabara e os povos tradicionais que retiram o sustento de suas famílias desse ambiente. No ensaio fotográfico documental artístico, com o trabalho do fotógrafo Rodrigo Campanário, o público poderá conferir imagens de pescadores artesanais e catadores de caranguejo captadas durante a operação LimpaOca em 2021, iniciativa do Projeto UÇÁ, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar.

Para o gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, Alan Mota, a abertura da nova exposição é um momento especial. 
“Sinto-me lisonjeado de receber mais uma vez uma exposição da ONG Guardiões do Mar. Ano passado foi um sucesso, com a exposição ‘Do Mangue ao Mar’, que ficou em visitação aqui na Casa por dois meses, e com a ‘Ser do Mangue’ não será diferente. A Casa de Cultura estará sempre de portas bertas para recebê-los”, frisou Alan Mota.

Fotógrafo da Guardiões do Mar há quase dois anos, Rodrigo Campanário ressaltou que todo processo de sequência e escolha das fotos foi realizado por ele. 
“Quando eu chego aqui e vejo esta exposição montada eu me preocupo muito mais com a reação das pessoas, se elas vão captar a mensagem que nós queremos transmitir, do que propriamente com as fotos. O nosso objetivo maior é que elas saiam daqui conhecendo sobre os manguezais e ainda com conhecimento e sensibilidade de preservação”, destacou Rodrigo.

O presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga, falou da escolha da Casa de Cultura, para abrigar o lançamento da exposição ‘Ser do Mangue’.
“Primeiramente por conta da parceria que temos com a Prefeitura de Itaboraí e com as pessoas aqui da Casa, que se tornaram amigos. Além desse espaço maravilhoso. Estamos estreando aqui e esperamos percorrer um grande circuito com essa exposição”, disse Pedro Belga.

Ainda segundo Pedro, no dia 26 de julho é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Por conta disso, o mês de julho é todo dedicado a essas ações. A Guardiões do Mar além de conservar, restaurar e limpar mangues, também valoriza os povos tradicionais que vivem desse ambiente. “Essa exposição tem a função de trazer luz para essas pessoas que tiram a sua sustentabilidade do manguezal”, finalizou Pedro.

O lançamento da exposição contou com a presença também dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez e de Saúde, Sandro Ronquetti. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro – Itaboraí.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img