spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí: Exposição da Casa de Cultura homenageia o Samba – Patrimônio Cultural do Brasil

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Dia Nacional do Samba (02) será comemorado em grande estilo em Itaboraí. A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Turismo e Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, promove uma programação especial na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a partir das 17h.

É que as matriarcas do Samba Nilcemar Nogueira, neta do Cartola;  Geisa Ketti, Filha de Zé Ketti; Vera de Jesus, Filha da Clementina de Jesus; e Selma Candeia, Filha do Candeia estarão na cidade para abertura da exposição itinerante “Samba – Patrimônio Cultural do Brasil” que apresenta a história da nossa identidade cultural. Na ocasião, não poderia faltar uma roda de samba com partideiros locais para animar o fim de tarde da cidade.

A exposição fica em cartaz na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres até o dia 10 de janeiro e faz parte do acervo do Museu do Samba, que fica na comunidade da Mangueira.

Em 2007, as matrizes do samba no Rio de Janeiro – o partido-alto, o samba de terreiro e o samba-enredo – conquistaram o estatuto de Patrimônio Cultural do Brasil, processo de pesquisa e articulação entre sambistas e instituições representativas do samba, tendo o Centro Cultural Cartola como agente aglutinador dos esforços para o registro e proponente da candidatura.

O carnaval, embora considerado o maior espetáculo do planeta, não traduz sozinho toda a complexidade e riqueza do samba. Mais que um ritmo musical, o samba é uma forma de expressão e um signo de resistência, de luta por afirmação e cidadania de afrodescendentes no pós-abolição. Contar a História do Samba é, antes de tudo, honrar a cultura negra como matriz na formação do país, iluminar histórias de bambas, vivenciar tradições e possibilitar a aproximação com este fenômeno pujante que atravessou o século XX, passando de alvo de discriminação a ritmo-símbolo da nação.

Serviço

MATRIARCAS DO SAMBA
(Nilcemar Nogueira – Neta do Cartola | Geisa Ketti – Filha de Zé Ketti | Vera de Jesus – Filha da Clementina de Jesus | Selma Candeia – Filha do Candeia)
 presença de  Artistas e Partideiros Locais
Local: Praça Marechal Floriano Peixoto, entre a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e sede da Secretaria Municipal de Turismo
Data: 02 de Dezembro de 2021
Horário: a partir das 17h

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img