spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí: Humanização fortalece vínculo entre pacientes e profissionais de saúde em hospital estadual

spot_imgspot_img

Mais lidas

Pacientes internados no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, encontram muito mais do que o tratamento contra a Covid-19. Há seis meses, durante parte do seu horário de almoço e lanche, a técnica de enfermagem Amanda Silva troca as bandejas de medicamentos e cuidados por pentes e escovas e garante penteados e tranças nos pacientes das enfermarias e até mesmo do Centro de Tratamento Intensivo.

Entre uma trança e outra, Amanda ouve um pouco da história de vida dos pacientes, que chegam a ficar até um mês sem ter contato com a família. “As pacientes se sentem bem. Se sentem vivas. A autoestima melhora. A recuperação melhora. Enquanto fazemos as tranças, os penteados, eles vão se abrindo, contando as suas histórias. É muito gratificante. O paciente é o amor da vida de alguém. Então temos que cuidar bem”, garante a profissional. 

Moradora de São Gonçalo, Fátima Maria Magno Muniz, de 59 anos, ficou internada durante 10 dias e elogiou o tratamento diferenciado e humanizado recebido no hospital. “Este carinho só nos faz bem. Eu já estava triste com este cabelo todo embolado. Nos ajuda muito na recuperação também, pois estamos longe da família e dos amigos”. 

Quem também enalteceu o carinho da Amanda, aluna do curso de enfermagem, foi a Raquel Ferreira dos Santos, moradora de Tanguá. “Este tratamento faz toda diferença, principalmente para uma mulher negra. Realmente o hospital nos acolhe, nos ajuda a melhorar e a voltar bem para casa depois de dias difíceis”.

O Hospital Estadual João Batista Cáffaro faz parte do Complexo de Saúde Alberto Torres, que engloba o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e a UPA do Colubande, ambos em São Gonçalo, e administrados pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência a Saúde (Ideas) em parceria com a secretaria estadual de Saúde (SES). Desde meados de dezembro de 2020, o Hospital João Batista Cáffaro virou referência no tratamento a pacientes com Covid-19 e conta com 70 leitos de enfermaria e 40 de CTI. Neste período, os funcionários aplaudiram a recuperação e alta de cerca de 900 pacientes curados. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img