Rio de Janeiro,

quinta-feira, setembro 23, 2021
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #40

Itaboraí lança campanha “Agosto Dourado”

Mais lidas

Foi lançada nesta terça-feira (3) a campanha “Agosto Dourado” em Itaboraí.O evento ocorreu na Unidade de Saúde da Família em Aldeia da Prata, reuniu gestantes e puérperas atendidas na unidade. 

O “Agosto Dourado” tem como objetivo principal incentivar a amamentação saudável e alertar para os benefícios do aleitamento materno para as mães e bebês, além de reforçar a importância de uma rede de apoio nessa fase fundamental para ambos. 


A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), Bianca Sydio, destacou a importância dessa campanha. “É necessário promover e incentivar às ações referentes ao aleitamento materno nas unidades de saúde do município, pois, para as mães é difícil passar por esse primeiro momento. Com isso estamos destacando a importância de uma rede de apoio e incentivando a amamentação exclusiva até os seis primeiros meses de vida”, destacou Bianca. 


Responsável pela equipe do Núcleo de Apoio Ampliado ao Saúde da Família (Nasf), Daniele Baldez, pontuou a relevância de ações como essa. “Temos o papel de apoiar as equipes de Saúde da Família e articular o acesso à Rede de Atenção à Saúde. Somos uma equipe multiprofissional, composta de inúmeros profissionais. É muito satisfatório poder participar da organização de um evento como esse, que com toda a certeza vai contribuir de forma positiva para a vida dos presentes” disse a coordenadora. 


Para conversar e tirar as dúvidas das mães e pais, a palestra ficou por conta da convidada, Beatriz Andrade, que é enfermeira, especialista em amamentação e mostrou, na prática, por meio de atividades lúdicas, a forma correta de realizar a amamentação, além de desfazer alguns mitos relacionados ao assunto. 
“Conscientizar as mulheres e trazer uma informação de qualidade é fundamental, porque é uma fase em que todos querem compartilhar experiência, mas nesse caso somente informações com bases científicas vão ajudar. É indispensável saber que o que é bom para um bebê pode não ser para outro. Estar aqui mostrando como se faz, na prática, e tirando as dúvidas faz toda a diferença” finalizou a palestrante. 


O evento contou com a participação da dentista da unidade, para explicar a necessidade do pré-natal odontológico para prevenir a gengivite durante a gestação e a limpeza bucal dos recém-nascidos. 

Moradora de Granjas Cabuçu, e puérpera de 15 dias, Júlia Cristine escutou todas as orientações com atenção para fazer bonito com a primeira filha. “Foi interessante e importante. Aprendi muito aqui hoje e tenho certeza que tudo isso vai ser fundamental para o desenvolvimento da minha filha e para a minha recuperação também”, finalizou a mãe de primeira viagem, que estava acompanhada pelo esposo. 


Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é considerado o alimento mais importante para as crianças, sendo a melhor fonte de nutrição e considerado “padrão ouro” para os especialistas, por isso a campanha leva esse nome. Vale destacar que por conta da pandemia a campanha será realizada de forma online e somente o lançamento aconteceu de forma presencial, respeitando todas as normas de proteção contra a Covid-19.

spot_img
spot_img

Últimas noticias