spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí: Polo GasLub passa por testes operacionais

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na manhã desta segunda-feira (31) aconteceu o início dos testes operacionais do Polo GasLub, em Itaboraí. A ação representa o começo do recebimento de gás natural, etapa importante para a entrada em operação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), ainda este ano.

Maior produtor nacional de gás natural com mais de 88 milhões de metros cúbicos de participação diária, o Estado do Rio de Janeiro deve receber investimentos que giram em torno de R$ 15 bilhões e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e do presidente Jair Bolsonaro. Participaram também o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, os ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Cidadania, João Roma, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, além do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

“Gerar energia é a nossa vocação natural. O Rio de Janeiro é responsável por 63% da produção de gás natural do país e a parceria com a Petrobras no GasLub permitirá a implantação de um polo industrial atraente em Itaboraí, incentivando o desenvolvimento de uma cadeia produtiva de materiais e equipamentos do setor. Seguimos trabalhando para consolidar o estado como principal hub energético do Brasil e garantir uma economia mais sustentável, com geração de emprego e renda para a população fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.

De acordo com a Petrobras, o Polo GasLub contará com o gasoduto de escoamento do pré-sal Rota 3 e a Unidade de Processamento de Gás Natural. A operação está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

O projeto contempla a construção de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) – com capacidade de processar até 21 milhões de m³ por dia – e a construção de um gasoduto de 355 km de extensão interligando as unidades de produção do pré-sal até a UPGN, sendo 307 km de trecho marítimo e 48 km de trecho terrestre, além do sistema de utilidades.

Início dos testes

Com o início dos testes, o Polo GasLub passou a receber gás natural não processado (gás rico), proveniente do Terminal de Cabiúnas. Quando a UPGN estiver em operação, além do gás do pré-sal da Bacia de Santos, receberá gás também dos demais ativos que utilizam o Sistema Integrado de Escoamento (SIE), via Projeto Integrado Rota 3 (PIR3).

Já estão funcionando a estação de tratamento de água, as subestações responsáveis pela distribuição da energia elétrica para o empreendimento, o Centro Integrado de Controle (CIC), os sistemas de utilidades auxiliares e o flare, local em que ocorre a queima de hidrocarbonetos para alívio.

“Mais que um conjunto de instalações e de unidades de processamento, estamos tratando de um projeto multipropósito de grande valor estratégico para o Brasil, que contribuirá para uma maior segurança energética nacional. O empreendimento vai gerar milhares de postos de empregos, impostos e tributos para a região de Itaboraí. O Polo GasLub faz parte do planejamento estratégico da Petrobras e terá a integração dos principais ativos do estado do Rio de Janeiro. Hoje, começa um cenário promissor para atração de novas indústrias da cadeia produtiva do setor”, falou o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

Cessão de áreas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou, em setembro de 2021, um protocolo de intenções com a Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub, que equivalem a 4.167 campos de futebol. O objetivo é explorar o potencial da infraestrutura do local para atrair grandes indústrias e viabilizar a retomada econômica no setor de Óleo e Gás no estado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img