spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí: Projeto Brigadista fica entre os 10 melhores do Brasil

spot_imgspot_img

Mais lidas

O projeto Brigadista Contra as Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, ficou entre os 10 melhores projetos no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido entre os dias 2 e 5 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília – DF.

Ao todo, 1,5 mil projetos foram inscritos e 300 selecionados, por meio do curso Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, oferecido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Quando foi idealizado, na época do boom do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o projeto Brigadista consistia em realizar parcerias com as empresas privadas do município para formação de funcionários e habilitá-los na função de Brigadista contra as Arboviroses. Para que, dentro de suas respectivas empresas, sejam capazes de encontrar possíveis focos do mosquito transmissor dos vírus da dengue, febre amarela, zica e chikungunya.

Atualmente o projeto Brigadista está inserido em 9 empresas que atuam no Comperj e em 6 escolas municipais de Itaboraí, com mais índice de infestação vetorial. Foram selecionados um representante de cada escola, podendo ser professor, inspetor de alunos, equipe diretiva e outros, que foram capacitados com noções básicas de como localizar e eliminar o foco do vetor (Aedes aegypti), sem produtos químicos, apenas manuseio ambiental, por meio de um curso com carga horária de 40h.

O evento contou com mais de 5 mil municípios participantes, e Itaboraí foi selecionado com dois projetos, incluindo o “Projeto para Potencializar as Medidas de Prevenção das Arboviroses em Itaboraí”, que ficou entre os 300 melhores no Congresso.

Orgulhoso com os profissionais do PMCD, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio comentou a reviravolta que a categoria teve, reunindo forças para mudar a situação adversa no município.

“Essa premiação é a confirmação do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do PMCD. Um motivo de orgulho para todos da gestão. Além de outros trabalhos desenvolvidos por vocês, mesmo com as dificuldades financeiras que o município enfrenta”, falou o secretário parabenizando a todos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img