spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí promove ação de conscientização e combate à Hanseníase

spot_imgspot_img

Mais lidas

Em alusão ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, celebrado nesta quinta-feira (05), a Prefeitura de Itaboraí promoveu uma ação informativa a respeito da doença para a população, na Unidade de Saúde da Família Maria do Rosário Oliveira, em Apolo II.


Comandada por profissionais do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, a ação contou com palestras sobre as formas de identificar e tratar a hanseníase, em que foram distribuídos panfletos e cartilhas com informações sobre sintomas e transmissão da doença. Além disso, também foi disponibilizado atendimento com dermatologista para os moradores da região.
Atualmente, o município tem 25 pacientes em tratamento de polioquimioterapia (PQT), além de outras dezenas de pessoas em tratamento de reação hansênica.

A coordenadora do programa, Vanesca Temóteo Rodrigues, destaca a importância do diagnóstico precoce no combate à doença. 


“A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Além da pele, ataca os nervos e pode causar incapacidade física. Com o diagnóstico precoce, conseguimos reverter o quadro de muitos pacientes. O objetivo dessa ação é fazer a busca ativa, que é identificar possíveis suspeitas da doença. Os principais sintomas são as manchas, perda de sensibilidade e alteração de nervos”, explicou a coordenadora.


A doença tem cura e o tratamento é gratuito, promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para outros municípios da região, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase fica localizado no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img