spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí quer reduzir fila de espera por cirurgias

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com a meta de reduzir o tempo de espera por cirurgia, a Prefeitura de Itaboraí iniciou um mutirão de cirurgias eletivas (que não possui caráter de urgência e depende de marcação para ser realizada), no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia. A ação vai beneficiar mais de 120 pessoas, que aguardavam na lista de espera da Central de Regulação.

A iniciativa tem o objetivo de levar mais qualidade de vida a população. A previsão é de que o número diário de cirurgias seja dobrado, passando de quatro para oito, nos meses de setembro e outubro.

As cirurgias do mutirão são para retirada de vesícula (colecistectomia); varizes e hérnia inguinal/umbilical e serão realizadas de quarta a sexta-feira. Na segunda e terça-feira, as cirurgias eletivas são para outras especialidades, como ginecológica e pediátrica. Os pacientes contam com sala de pré e pós-operatório, com nove leitos, divididos em duas alas, masculino e feminino. Eles ficam sob observação médica por 24 horas, e caso não haja nenhuma intercorrência são liberados após este período.

Acompanhando o início do mutirão, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio destacou que a ação é uma demanda reprimida da população, que há anos está na fila à espera de uma cirurgia.

“As avaliações são feitas no ambulatório de cirurgia geral e estão sendo levadas em consideração a gravidade e tempo de espera. A nossa intenção é diminuir cada vez mais a demanda reprimida e gradativamente aumentar o número de cirurgias”, comentou Júlio César.

De acordo com a supervisora do bloco cirúrgico, a enfermeira Silvânia Nascimento, as cirurgias de urgência e emergência do hospital continuam acontecendo normalmente, e ainda os partos cesarianos.

No Leal Júnior, o centro cirúrgico conta com três salas de cirurgias, uma sala para recuperação pós-anestesia e outra para pós-operatório. O ambiente conta ainda com área para expurgo (ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais) e sala de esterilização. Na unidade foram registradas 780 procedimentos cirúrgicos entre emergenciais e eletivos nos primeiros seis meses de 2019. No local são realizadas cirurgias gerais, cesariana, curetagem, vasectomia, histerectomia, obstetrícia, proctologia, ginecologia, ortopedia, pediatria, vascular, plástica, urologia e outros.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img