O Dia Mundial da Tuberculose foi celebrado nesta segunda-feira (24) durante o ‘X Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose’. O evento, realizado no auditório da Comunidade Batista de Itaboraí (CBI), no Centro, reuniu profissionais da saúde, pesquisadores e representantes de instituições para debater estratégias de combate à doença no município.
Com o tema “Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais” e o lema “Sim, nós podemos acabar com a TB”, o seminário abordou os avanços e desafios no enfrentamento da tuberculose, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
O subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento à população e elogiou os investimentos feitos na saúde municipal.
“Eu tenho muito orgulho do SUS que nós estamos construindo na gestão atual, com um tratamento digno para as pessoas e o maior investimento na saúde na história do município. Em nome do prefeito, eu gostaria de agradecer a presença de todos vocês aqui, com o objetivo de aprender mais para servir melhor. Todos nós somos servidores e precisamos servir as pessoas cada vez melhor”, declarou o subprefeito.
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a palestras sobre o cenário epidemiológico da tuberculose em Itaboraí, a importância da atenção primária no cuidado da doença e estratégias para seu enfrentamento. O evento também apresentou iniciativas como o fortalecimento das ações de controle e a experiência do município com o auxílio alimentação para pacientes acometidos pela doença.
No encerramento, foram feitas uma plenária e a premiação das equipes que se destacaram no controle da tuberculose em Itaboraí, reafirmando o compromisso da gestão municipal na erradicação da doença.