spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí retira mais de 5 mil pneus inservíveis das ruas

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi realizada nesta segunda-feira (26) a retirada de pneus inservíveis, das ruas da cidade de Itaboraí. A ação, realizada em parceria com a Reciclanip, acontece geralmente a cada dois meses e arrecada mais de 5 mil pneus.

Os pneus inservíveis coletados ficam armazenados na sede da secretaria, em Venda das Pedras, em local fechado para que não acumulem água de possíveis chuvas. O município é ponto de coleta estratégico e recebe materiais coletados em outras cidades, como Maricá e Tanguá.

Após serem retirados da secretaria, os pneus seguem para o Rio de Janeiro, onde são triturados e posteriormente enviados para São Paulo. De acordo com a secretária da pasta, Sheila N. Rodrigues, o armazenamento temporário em local fechado evita a propagação de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zica.

“A retirada frequente ajuda a diminuir o impacto ambiental causado por estes pneus inservíveis. A retirada de pneus tem grande importância ambiental porque esse material causa danos ao ambiente, demorando até 600 anos para se decompor. Pensando nisso, nossa secretaria adotou a política de retirada de pneus, visando o bem-estar e saúde, uma vez que pneus descartados de maneira incorreta atrai ratos e mosquitos, que causam doenças à população”, destacou a secretária.

Projeto- A secretaria reconhecendo o grave problema ambiental provocado pelo descarte inadequado de pneus inservíveis (quando não existe mais a possibilidade de uso ou reforma) propõe a sociedade civil o Projeto Pneus Ecodescarte (PPE), como estratégia para reduzir os danos ambientais e sociais causados por essa prática.

Através do PPE, a SEMAU estabeleceu uma parceira com borracheiros e toda o município de Itaboraí para o descarte consciente. A retirada desse material é feita conforme manifesto da lei.

Serviço- Tem pneus para descartar ou viu algum descartado de forma inadequada? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) para saber como enviá-lo para o setor de armazenamento temporário.

A Secretaria fica localizada na Avenida 22 de maio, nº 7071 – Venda das Pedras. Telefone: (21) 2635-7041. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img