spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaipuaçu: Traineiras são flagradas fazendo pesca predatória

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Gabriel Reis / Divulgação PMM

Quem esteve no Recanto de Itaipuaçu nesta quinta-feira (30) se deparou com uma triste cena: traineiras faziam pesca predatória próximo às margens da praia. A pesca acontece uma dia depois da Marinha realizar uma operação em Ponta Negra para combater a prática na extensa orla de Maricá. Após flagrados, os barcos fugiram do local.

As extensas redes podiam ser vistas das areias. Pelo menos 10 embarcações equipadas com redes de arrasto foram vistas por um drone da SOMAR – Serviços de Obras de Maricá. Esse tipo de pesca só é permitida em áreas que não sejam de preservação e com profundidade superior a 5 mil metros.

A prática, ilegal, é considerada devastadora para a biodiversidade marinha, podendo causar a morte – e, até mesmo, extinção naquele local – de espécies de peixes e animais marinhos. “Estamos fazendo tudo que está ao alcance da Prefeitura. As redes de arrasto causam prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Nos preocupa muito a presença dessas traineiras”, afirma Júlio Carolino, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

“Essas embarcações não respeitam o limite mínimo para a utilização de suas redes e isso prejudica muito a nossa vida marinha, não apenas os peixes, mas tartarugas, a fauna e tudo mais que as redes encontram pela frente”, alertou.

“Já mandamos ofícios para a Marinha, para a Capitania, para o Ibama, enfim, todos os órgãos competentes já foram comunicados a respeito dessa pesca predatória”, garantiu o secretário.

Sanções são previstas para quem é visto realizando esse tipo de prática; a pena é de um a três anos de prisão, além de apreensão das redes. Caso o pescador seja registrado profissionalmente, ele também recebe multa e suspensão do direito de trabalhar entre 30 a 90 dias. Já se for uma empresa a praticante do crime ambiental, receberá multa e suspensão das atividades por 30 a 60 dias. No caso de pesca predatória amadora, o flagrado receberá multa e perderá os instrumentos e equipamentos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img