São Gonçalo irá realizar durante todo mês de julho uma campanha contra hepatites virais em unidades básicas de saúde do município.
A campanha acontece em julho pois é neste mês que é marcado a luta contra as hepatites. São Gonçalo disponibiliza em todas as unidades básicas de saúde testes rápidos para detectar a doença. O exame pode ser feito de 8h às 16h, e o resultado sai em 20 minutos.
Se o teste der positivo para a doença, o gonçalense é encaminhado para a realização de um exame mais aprofundado da carga viral para detectar se a pessoa só teve contato com o vírus ou se está infectado. O resultado desse teste para a hepatite C sai em duas horas e da hepatite B, em sete dias.
Foram confirmados em 2020, 31 casos de hepatite B nos 13.774 testes realizados e outros 30 casos de hepatite C nos 13.815 testes em São Gonçalo. Até maio de 2021, foram diagnosticados 10 casos de hepatite B em 6.677 testes e outros 11 casos do tipo C em 6.497 testes.
Nas salas de espera da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis e incentivar a realização do teste, as equipes do programa terão uma conversa sobre as hepatites virais nestas unidades nos dias 21 e 27, respectivamente, na parte da manhã.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e os testes só não são feitos nas unidades de Neves 1 e Colubandê 2.