A vacina contra a dengue já chegou na rede privada de Niterói. Laboratórios de exames de sangue da cidade já vendem a dose da QDENGA, novo imunizante que é administrado em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações, em pessoas entre 04 e 60 anos de idade.
A QDENGA, do laboratório japonês Takeda Pharma, é recomendada para quem já foi infectado ou não pelo vírus. O novo imunizante protege contra os 4 sorotipos de dengue (dengue 1, 2, 3 e 4). No Laboratório Sérgio Franco os moradores de Niterói podem tomar a vacina agendando o serviço de atendimento móvel.
“Eu já tive dengue e foi muito ruim. Peguei logo depois da minha segunda gestação e nem pude amamentar a minha filha por isso. Se existisse naquela época a vacina eu não teria passado por essa fase dolorida. Sou a favor da vacina e fico muito feliz em ver essa evolução da medicina. A dengue é uma doença que castiga muito o nosso corpo e evitar isso é maravilhoso”, conto9u a aposentada Ana Cristina da Costa, de 67 anos, moradora do Ingá.
Eficácia
A eficácia geral é de 84,1% a partir de 30 dias do esquema de 2 doses, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%. O novo imunizante é feito com vírus vivo atenuado, portanto não é recomendada para pessoas com alguma condição de imunossupressão, gestantes e lactantes.
Dr. Alberto Chebabo. Foto Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ,
“A dengue é um grave problema de saúde pública no Brasil. No último ano, tivemos o recorde de mortes no país. A chegada da vacina é uma ótima notícia, trazendo mais uma ferramenta para prevenção da doença, estando recomendada a todos entre 4 e 60 anos de idade”, detalhou o dr. Alberto Chebabo, infectologista do laboratório.