spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Lançamento de livro sobre Rodrigo Neves reúne milhares de pessoas

spot_imgspot_img

Mais lidas

O lançamento do livro Golpe Derrotado — A verdade sobre a conspiração para destruir Rodrigo Neves e capturar a Prefeitura de Niterói, escrito pelo jornalista PH de Noronha, lotou a livraria da Travessa no Shopping Leblon, zona sul do Rio, na noite desta quinta-feira (17/03). Uma nova rodada de autógrafos acontece na terça-feira (22/03), em Niterói, no Cine Reserva Cultura, no Centro.

O personagem do livro, o pré-candidato ao Governo do Estado e ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu e assinou dedicatórias para milhares de pessoas entre políticos, correligionários e admiradores.

“Eu acredito que esse é um dia importante para a defesa da democracia e da justiça social. Estou muito feliz de ter muitos amigos e lideranças dos mundos político e jurídico e também das lutas sociais do Rio de Janeiro aqui”, comemorou Rodrigo.

O livro foi lançado pela Editora Máquina de Livros e conta as ilegalidades da operação do Ministério Público do Rio que levou Neves à prisão no fim de 2018. Ele ficou 93 dias preso no Complexo de Gericinó, no pavilhão Bangu 8.

A obra é centrada em depoimentos de lideranças políticas, ex-ministros, juristas, secretários, da mulher e dos filhos de Rodrigo Neves que lutaram contra a prisão. Uma das passagens conta como Rodrigo Neves escapou de participar de um depoimento que aconteceria na sede do Fórum de Niterói a qual considerou uma “armadilha” da operação.

“Era a foto que eles queriam: eu saindo do camburão, algemado, ao lado da prefeitura (…). Logo concluí que eu não podia ir, de jeito nenhum, porque era uma armadilha! Mas aí combinamos um plano. Umas 5h30m da manhã, faríamos um grande teatro na cela, sugerindo que eu estivesse enfartando (…).”, conta um trecho do livro.

Entre os presentes estiveram os prefeitos de Maricá, Fabiano Horta, de Cabo Frio, José Bonifácio, e de Niterói, Axel Grael, o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira. “Fico emocionado em estar nesse momento aqui. Foi um momento muito difícil para a democracia e para a cidade de Niterói. Durante os três meses em que o nosso prefeito estava injustamente preso, tivemos que dar continuidade ao trabalho. O livro relata a grande verdade daquele momento: a democracia foi ferida”, contou Bagueira, que há época era presidente da Câmara de Niterói e assumiu a chefia do Executivo niteroiense durante a prisão.

“É um momento muito especial. Caminho com Rodrigo desde 2012. Sou testemunha da dedicação do Rodrigo, o quanto ele se esforçou para que Niterói tivesse uma boa gestão, transparência, todos os cuidados para coibir todos os riscos administrativos que pudessem levar a qualquer tipo de não conformidade. Rodrigo é um grande gestor e tenho certeza que esse livro vai ajudar a fazer justiça e a sanar as dúvidas que, eventualmente, possam ter”, disse Axel Grael, que foi vice-prefeito do Rodrigo entre 2013 e 2016 e secretário Executivo e de Planejamento entre 2017 e 2020.

Diversos parlamentares também prestigiaram o lançamento como os deputados federais Alessandro Molon (PSB), Jandira Feghali (PCdoB), Chico Dângelo (PDT) e David Miranda (PDT), os estaduais Waldeck Carneiro (PSB), Delegada Martha Rocha (PDT), os vereadores Luiz Carlos Gallo (CID), Milton Cal (PP), Fabiano Gonçalves (CID), Verônica Lima (PT), Binho Guimarães (PDT), Beto da Pipa (PL), Leonardo Giordano (PCdoB), Júlio Carolino (PDT / Maricá), Casota (PSDB), Andrigo (PDT) e Atratino (MDB).

continua após as fotos

“Esse livro mostra a importância da defesa do Estado Democrático de Direito, das regras básicas que a constituição traz dos direitos de defesa de todas as pessoas. Por isso, acho que além de um livro que conta a história de uma luta por justiça, é uma contribuição importante para reforçar as garantias que o sistema constitucional brasileiro traz para que se faça justiça”, opinou Alessandro Molon.

Outras figuras importantes que também compareceram ao evento foram o jornalista Glenn Greenwald, o ex-deputado Miro Teixeira, o ex-Ministro do Trabalho, Brizola Neto, ex-deputado e ex-presidente da OAB/RJ, Wadih Damous (PT), presidente estadual do Cidadania, Comte Bittencourt, o presidente estadual do PT, João Maurício (Joãozinho), e diversos secretários municipais.

Quem também compareceu para abraçar Rodrigo Neves é o ex-presidente da OAB Nacional e pré-candidato do PSD ao governo do Rio, Felipe Santa Cruz, que pode vir a compor a chapa de Rodrigo Neves na disputa do outubro.

“Um exemplo de coragem. Essa multidão que está aqui está para dizer o que nós sabemos: não acreditamos no processo penal sendo utilizado como instrumento de perseguição. Queremos que a justiça seja cumprida dentro da lei e com a garantia do direitos de defesa de todos. O Rodrigo foi perseguido, poucas vezes na minha vida vi um processo tão violento e arbitrário, e estamos todos aqui para dizer que conhecemos o Rodrigo, respeitamos a sua trajetória e dar os parabéns pela coragem”, disse Santa Cruz.

O advogado Técio Lins e Silva assina a apresentação do livro trazendo uma parte do texto de defesa apresentado ao TJ-RJ.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img