spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Leilão da CEDAE vai levar água e esgoto para 3º distrito de Saquarema

spot_imgspot_img

Mais lidas

O leilão do bloco 01 da Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) levará para todo o terceiro distrito de Saquarema (Sampaio Corrêa) água e esgotamento sanitário. Atualmente, apenas o bairro de Jaconé, limítrofe com Maricá, é atendido com água encanada. A concessão é válida por 35 anos.

A expectativa é que, até o fim do contrato, toda a população do terceiro distrito seja atendida pela concessionária que ganhou a disputa (Consórcio Aegea, formado pelas empresas Fator, Concremat Engenharia e VG&P). Fontes ouvidas pelo ErreJota Notícias, no entanto, afirmam que, em um primeiro momento, toda a área urbana e com maior concentração populacional será atendida pelas redes de água e esgoto. Já a parte mais rural do distrito não será atendido por falta de viabilidade técnica.

Um plano de saneamento básico está sendo elaborado para atender as demandas apresentadas pela prefeitura e para que as diretrizes fiquem mais claras. O contrato só deve começar a ser executado entre o final de 2020 e início de 2021.

Atualmente, apenas os 1º e 2º distritos da cidade possuem redes de água e esgoto, já que são atendidos pela concessionária Águas de Juturnaíba. Já as casas do terceiro distrito, com exceção de Jaconé, possuem sistema fossa / filtro / sumidouro, o que acaba contaminando as lagoas de Jaconé e Saquarema.

Importante frisar que o contrato será cumprido com base em metas – e não com base em obras – e, além dos órgãos de controle do estado, também será fiscalizado pela prefeitura. De acordo com os estudos técnicos e planejamento publicado realizado pelo consórcio e publicado no decreto municipal 2.134/2021, já no primeiro ano da concessão, 50% da população do distrito deverá ser atendida pelo sistema de abastecimento de água. Até o 15° ano da concessão, essa meta para 99% da população.

Esgotamento foi demanda da Prefeitura – Ao ser chamada para tomar ciência da inclusão do terceiro distrito no bloco 01 da concessão da CEDAE, a Prefeitura de Saquarema observou que não seria vantajoso lista a cidade nos moldes em que estava sendo colocado.

A partir daí, a municipalidade solicitou que, além do fornecimento de água, já previsto no modelo apresentado, também fosse implementado o esgotamento sanitário do terceiro distrito. Após discussões, o pedido da prefeitura foi atendido.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img