spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Líderes comunitários de Itaboraí se reúnem para orientação sobre prevenção de desastres

spot_imgspot_img

Mais lidas

Líderes comunitários de bairros de Itaboraí se reuniram com o secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, da cidade para receber  orientações sobre a prevenção de desastres no município. Coletes de agentes voluntários do órgão foram entregues aos representantes.

Estiveram presentes lideranças dos bairros de Retiro São Joaquim, Vale do Sol, Visconde e Ampliação. A orientação também será repassada a representantes de outras regiões, como Aldeia da Prata, Engenho Velho, Joaquim de Oliveira, Itambi, Porto das Caixas, Três Pontes e Quissamã. O encontro contou ainda com a presença do subsecretário de Defesa Civil, o major Marlon Pina.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, é muito importante contar com a atuação dos agentes comunitários, uma vez que eles conhecem bem a localidade, sabem identificar as famílias mais vulneráveis e podem informar os pontos mais atingidos em caso de ocorrências.

Reunião - Defesa Civil - PMI (2)“As lideranças comunitárias podem atuar como um braço operacional da Defesa Civil dentro dos bairros. É uma forma de conseguir monitorar essas regiões de forma simultânea e nortear ações de pronta resposta no caso de ocorrências”, explicou o secretário.

Preparar a comunidade com ações educativas para prevenção de desastres também é uma das atividades da Defesa Civil. Por conta do período de pandemia da Covid-19, os encontros presenciais com os moradores em cada região foram suspensos. Todavia, o subsecretário de Defesa Civil, o major Marlon Pina, reitera que o órgão mantém contato frequente com as lideranças comunitárias para colher as demandas de cada bairro.

“Antes da pandemia, fazíamos o trabalho de orientação à população, com palestras, direto nas comunidades. Como precisamos evitar aglomerações e encontros presenciais, suspendemos essa atividade. O objetivo do agente voluntário da Defesa Civil é repassar as principais demandas de cada localidade, para que a gente possa agir de forma certeira. Esse feedback é fundamental para organizar o plano de ações em caso de emergências”, detalhou o subsecretário.

Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com o órgão. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP). O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais.

Orientações- Em dias de chuvas fortes, a Defesa Civil de Itaboraí orienta que as pessoas busquem locais seguros e permaneçam neles até cessar o temporal. Também alerta para que os moradores evitem transitar em regiões alagadas ou próximas a rios, canais e córregos sujeitos a transbordamento.

Já em casos de ventos fortes ou incidência de raios, a recomendação é evitar permanecer próximo a árvores e redes de distribuição de energia elétrica. Em caso de emergência, ligue 199.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img