Depois da operação conjunta de fiscalização da Prefeitura de Niterói com o Departamento de Transportes Rodoviário (Detro) na manhã desta terça-feira (30), no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, a Suten (Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói) decidiu inverter os pontos finais das linhas que param na plataforma 3 do terminal. O objetivo é melhorar o fluxo de passageiros e evitar aglomerações no local.
Serão invertidas as posições ocupadas pelas linhas municipais 30, 47, 47A e 47B, da Viação Araçatuba, com as linhas 17, 32 e 33, da Viação Miramar, na plataforma 3.
Durante a operação, os agentes da Suten notaram que a linha 30, a primeira da plataforma 3, como recebe grande volume de passageiros e a fila de espera entrava pelo corredor de acesso à plataforma, local fechado, de baixa circulação de ar e alto trânsito de pessoas por se tratar da única entrada. Com a mudança da linha para o final da plataforma, haverá mais espaço para a fila de passageiros em local arejado, desobstruindo a entrada.
A concessionária que opera o terminal vai comunicar a alteração às empresas. Os passageiros serão alertados sobre a modificação através de placas informativas e sistema de som do terminal.
Fiscalização – Um dia depois de a Prefeitura de Niterói se reunir com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e os consórcios das empresas de ônibus, agentes municipais e estaduais realizaram uma fiscalização conjunta no Terminal Rodoviário João Goulart. A pedido da Prefeitura, o Detro determinou que as linhas intermunicipais deveriam operar com frota de dia útil durante o horário de pico da manhã como forma de aliviar a sobrecarga sobre as linhas municipais. Também como resultado da integração operacional, já foi possível verificar a redução do tempo de espera dos passageiros no Terminal durante toda a manhã.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informa que as linhas municipais estão operando com a frota total de dias úteis normais desde a última sexta-feira, sem redução do número de ônibus por conta do período emergencial.
A ação foi realizada no período de maior movimento de passageiros no Terminal, entre 6h e 9h. Os agentes verificaram problemas pontuais apenas nas linhas 30 e 47, as únicas com filas que chegavam a 10 minutos de espera na parte da manhã. O consórcio que opera essas linhas foi notificado. Nesta quarta-feira (31), os agentes vão repetir a ação para garantir que a integração operacional continue dando resultados e que não falte transporte coletivo para a população.